Cubatão abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Não à toa é apelidada de Rainha das Serras. Neste grande cinturão verde abraçado por montanhas de 700 metros de altura, árvores, rios, cachoeiras abundantes e manguezais, que servem de berçário para animais em extinção, como o guará-vermelho, dividem espaço com o maior polo industrial da América Latina. São 142.879 km² e a população, em 2022, na atualização do IBGE, era de 112.476.
Apesar de ser o único município sem praia a integrar o litoral paulista, Cubatão oferta um leque de belezas naturais, totalmente integradas, à história que lhe fornece um ar especial e garante passeios ímpares, como safari fotográfico nos rios e visitas a monumentos históricos. O lado cultural da cidade é outro ponte forte. Veja alguns dos atrativos de Cubatão:
- Largo do Sapo - A famosa comitiva do príncipe D. Pedro I a São Paulo, de onde proclamou a Independência do Brasil, passou pelo Largo do Sapo, que ostenta uma inscrição em bronze sobre Porto Geral, a terceira geração de povoado de Cubatão. Considerado um marco da ocupação do território durante todo o período colonial, teve, ao longo do tempo, diversas e significativas atividades exercidas em sua localidade. A principal delas foi o mais importante rancho tropeiro do estado. Tem uma bela praça com bancos e uma estátua em homenagem aos tropeiros. Localiza-se na saída do rio das Pedras, na praça Joaquim Monte Negro.
- Teatro do Kaos - O Teatro do Kaos, criado em 1996, ocupa um imóvel histórico no Largo do Sapo. De uma lona de circo a um teatro de verdade, com quase 200 lugares, o “Kaos” ergueu uma sala de espetáculos que abriga peças teatrais vindas de todo o Brasil. O endereço é praça Joaquim Montenegro, 34, Sítio Cafezal. Para acompanhar a agenda de espetáculos, acesso o perfil do grupo no Instagram (aqui).
- Rios e pássaros - Em passeio pelos rios Cubatão, Casqueiro e Cascalho, pertencentes ao estuário da Ilha de São Vicente é possível conhecer as peculiaridades da fauna e flora do manguezal, e observar as mais de 200 espécies de aves, que habitam a região, entre as quais, o raro e belo guará vermelho. Ele, que tem atraído ambientalistas e observadores de aves de vários países, desfila sua intensa cor vermelha escarlate em contraste com o verde da vegetação do manguezal. Um espetáculo marcante e imperdível. Outras espécies, como biguás, colhereiros, garças, socós e maguaris completam o cenário rico do manguezal.
- Estação das Artes - A Estação Cubatão, também conhecida como Estação das Artes de Cubatão, é uma estação ferroviária localizada no município de Cubatão e que foi construída originalmente pela São Paulo Railway Company, pertencendo a estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Atualmente a estação é sede da Secretaria de Cultura de Cubatão e abriga também cursos de música, dança e oficinas artísticas. Possui uma estrutura de ferrovia para embarque de passageiros onde estão situadas as salas da secretaria, passarela sobre os trilhos e ainda é possível acompanhar o vai e vem de trens para o porto de Santos.
- Hospital Israelita: refúgio de memórias e histórias ocultas em Cubatão
Parques

Safari fotográfico - Marco Cabaleiro

Guarás vermelhos - Marcus Cabaleiro

Guarás vermelhos - Renato Atalaia

Cachoeira Véu da Noiva - Felipe Lessa

Cachoeira Lagoa Azul - Felipe Lessa

Mangue e cidade - Felipe Lessa

Pier do Jardim Casqueiro - Reprodução / CN
✖❮
❯ Em Cubatão, passeio também é sinônimo de parque. São lugares em meio à mata, com rios, cachoeiras, ou mesmo estruturas urbanas, que convidam para um dia de lazer em família, seja no inverno ou verão.
- Parque Caminhos do Mar - Situado entre Cubatão e São Bernardo do Campo possui os monumentos na Serra do Mar, incluindo a Calçada do Lorena, a primeira via pavimentada do Brasil; a estrada velha de Santos; e atrativos turísticos como a Tirolesa Voo da Serra, com extensão de 500 metros, e a Cafeteria 1922. Neste passeio, é possível, também, conferir trechos remanescentes de Mata Atlântica, que abrigam nascentes de rios, cachoeiras e mais de mil espécies de animais e 20 mil tipos de plantas. Do alto da estrada tem-se uma vista espetacular de Cubatão e de todas as cidades da Baixada Santista, com seus rios, indústrias e verde abundante.
- Parque Novo Anilinas - Perfeito para o lazer de qualquer idade e preferência, o parque Novo Anilinas está localizado a apenas 5km do centro da cidade. Na área de 54 mil metros quadrados há playgournd, pista de caminhada, equipamentos de ginástica ao ar livre, quadras de esportes, pista de skate da Baixa, prédio multimídia com cinema, galeria de arte, aulas de música e dança. As casas históricas remanescentes e a locomotiva Henschell estão sendo restauradas e funcionarão como um espaço de memória da primeira fábrica da cidade. O parque Novo Anilinas é considerado um parque urbano, uma vez que fica dentro da cidade de Cubatão e pode ser acessado a partir de sua principal avenida 9 de Abril, s/nº. Abre de terça-feira a domingo, a partir das 9h. Entrada gratuita.
- Parque Linear do Jardim Casqueiro - Tem início na Ponte Nova e segue até o bairro da Ilha Caraguatá, transformando toda essa extensão em diversos cartões-postais de Cubatão. Paralelo à avenida Beira-Mar, o píer do Casqueiro, um dos equipamentos do complexo, avança 70 metros sobre o leito do rio Casqueiro e a passarela “flutua” sobre as águas por cerca de 240 metros até se conectar ao calçadão da orla. É palco de shows e festas e recebe o ‘show da virada’, com apresentações musicais e queima de fogos, no final do ano.
- Parque Ecológico do Perequê - Situado no km 4 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, a poucos metros das entradas das indústrias, o parque Perequê destaca-se, principalmente, por uma queda d’água de 60 metros, a cachoeira Véu da Noiva, que enche os olhos e é acessada por trilha. A apenas cinco quilômetros do centro da cidade. A trilha guarda ainda alguns segredos históricos, sendo um dos locais de acesso ao planalto utilizado por jesuítas e bandeirantes nas primeiras incursões ao interior do Brasil. Para visitar a cachoeira Véu da Noiva é necessário autorização e acompanhamento de guia da Fundação Florestal (veja como, aqui).
- Parque Itutinga-Pilões - O Núcleo Itutinga-Pilões foi criado pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco-Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977. Importantes rios, como o Passareúva, o Pilões e o Cubatão, responsáveis pelo abastecimento hídrico de 80% da Baixada Santista e também dos mananciais da represa Billings, são preservados dentro do núcleo. São muitos os atrativos à disposição dos visitantes, tanto naturais quanto históricos. Possui trilhas, cachoeiras, ciclorroteiros e abriga resquícios do primeiro hospital e da primeira cadeia da cidade. Para visitar contate a Fundação Florestal (veja como, aqui). Endereço - Estrada Elias Zarzur, s/n - Água Fria, Cubatão.
Previsão do tempo
O clima em Cubatão é subtropical.
Como chegar em Cubatão
Cubatão está localizada a cerca de 70,5 km de São Paulo/ Capital. Os principais acessos são as rodovias dos Imigrantes (SP-160) e Anchieta (SP-150).