VOLTA ÀS AULAS

Prefeito Ademário Oliveira comemora volta às aulas em Cubatão

Terminaram as férias para cerca de 15 mil alunos da rede municipal, que retornam a unidades reformadas e com novos equipamentos

Redação
Publicado em 19/02/2024, às 14h11

FacebookTwitterWhatsApp
Alunos voltam às aulas em Cubatão - Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Alunos voltam às aulas em Cubatão - Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Acabou a moleza. Cerca de 15 mil alunos das creches, pré-escolas e unidades de ensino fundamental, além da educação de jovens e adultos (EJA), voltam às aulas a partir desta semana, em Cubatão.

Neste ano, o calendário tem quatro dias a mais, portanto, serão 204 dias letivos. O retorno dos estudantes está repleto de novidades, como a criação de nove salas de aula, que  atenderão 270 alunos, na UME Marta Josete Unidade III, e a inclusão do ensino integral nas unidades Ulysses Guimarães (Vila Esperança), Usina Henry Borden (Vila Light) e mais uma sala integral, na UME Amapá (Ilha Caraguatá).

Em 43 unidades municipais, as aulas retornam nesta segunda-feira (19). Nas escolas que tiveram reformas finalizadas na semana passada, será ao longo da semana, já que há limpeza agendada e reunião de pais. Na terça-feira (20), os estudantes voltam para a UME Pucciarelo e, na quarta-feira (21), haverá o retorno nas unidades Almerinda, Luiza Cortês, Minas Gerais, Pernambuco e Sofia Zarzur. Já na segunda-feira que vem, dia 26, voltam os alunos da UME Rui Barbosa e Maria Albertina.

Prefeitura investiu R$ 14 milhões em telas digitais e melhorias nas escolas - Divulgação/Prefeitura de Cubatão

O prefeito de Cubatão Ademário Oliveira comemorou o retorno dos estudantes e destaca que as unidades receberam atenção especial. “Investimos cerca de R$ 14 milhões em equipamentos e em iniciativas, para colaborar com um ambiente educacional acolhedor e mais funcional para os estudantes. Cubatão é a pioneira em incluir telas interativas em todas as 250 salas de aula do ensino fundamental. Saem as lousas de giz e entram em cena as telas digitais, beneficiando mais de nove mil estudantes do 1º ao 9º ano. Os equipamentos possuem 90 polegadas, touchboard e internet”, destaca o prefeito.

Além disso, 200 mesas interativas (playtables) foram direcionadas à primeira infância e já funcionam nas creches e salas de ensino infantil. Cerca de quatro mil crianças terão aulas de meio ambiente, iniciação musical e trabalharão aspectos da identidade e coordenação motora. A Secretaria de Educação (Seduc) informa que o conteúdo oferecido pelas mesas interativas está alinhado às exigências da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, do Ministério da Educação.

Cubatão tem 51 escolas e cerca de 15 mil estudantes - Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Foram feitos também investimentos e melhorias no acesso digital, como wi-fi nas escolas, além da infraestrutura de equipamentos, a exemplo de ar-condicionado em todas as salas de aula, colocação de mais de 400 TVs em creches e pré-escolas, e carrinhos e bebê-conforto para todas as creches.

REFORMAS

A cidade tem 51 escolas e várias unidades foram reformadas, como a UME Luiz Pieruzzi Netto e  a Estado do Espírito Santo, ambas na Vila Nova. As unidades Jayme João Olcese e João Ramalho receberam revitalização dos banheiros. A Seduc também investiu no programa Avança Escola, que destina recursos de assistência financeira diretamente às Associações de Pais e Mestres (APMs) de cada unidade.

TRANSPORTE ESCOLAR

Os alunos de Cubatão contam com transporte escolar gratuito, integrado por 73 ônibus, de manhã e à tarde, que atendem cerca de três mil estudantes. Sete vans escolares atendem exclusivamente estudantes com deficiências graves. A Seduc também fornece passes escolares a 600 alunos do ensino fundamental II e Eja, e para cerca de 100 responsáveis por alunos matriculados em creches e pré-escolas.

Quem precisar de transporte, pode solicitar presencialmente no setor de transportes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco, dentro do parque Anilinas, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 9h às 16 horas.

Para efetuar o cadastro e recadastro, os alunos devem providenciar os seguintes documentos: certidão de nascimento; declaração de matrícula (2024); comprovante de residência (emitido há no máximo três meses); CPF do responsável (apenas para passe de aluno de creche); CPF do aluno (apenas para passe de aluno do fundamental II); cartão transporte da Viação Fênix, com dados atualizados apenas para passes de creche ou fundamental II. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!