Primeira reunião do ano tratou de elucidar o início do processo que visa catalogar iniciativas, para compor o banco de projetos
Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são monitorados pela comissão municipal da Agenda 2030, em Cubatão. A iniciativa visa reforçar o compromisso do município em abraçar e adotar medidas transformadoras, para promover o desenvolvimento sustentável, com base nos objetivos e em 169 metas específicas, até 2030.
O projeto foi criado com intenção de estimular ações globais, nacionais e locais. A Comissão Agenda 2030 é formada por representantes do poder público e sociedade civil, e a primeira reunião do grupo, neste ano, ocorreu na semana passada. O prefeito de Cubatão Ademário Oliveira vê a iniciativa com bons olhos. “É a chance de conseguir melhorar a vida das pessoas, por meio das políticas públicas que podem ser pensadas para todos. Com esta união, podemos pensar em projetos que realmente saiam do papel e virem realidade”.
O lema da Agenda 2030 é “sem deixar ninguém para trás” e engloba frentes como: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz; justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.
Nesta primeira reunião do ano, tratou-se do início do processo que visa catalogar iniciativas, para compor o banco de projetos da Agenda 2030. Estas ações estão ligadas diretamente a um dos ODS. O encontro foi na sede do Cide-Ciesp Cubatão e contou com os integrantes da comissão e representantes de diversos projetos sociais ligados à cultura, meio ambiente, entre outras frentes.
O advogado especializado em direito sustentável, Márcio Valério, fez uma palestra e utilizou dados de seu mestrado de 2022, intitulado 'Cubatão: de Cidade Símbolo de Recuperação Ambiental aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 sob a Perspectiva de Seus Trabalhadores', para apresentar algumas ideias aos integrantes da comissão.
O profissional destacou a importância de se observar o processo de aplicação desse programa, desde os princípios até os resultados. “Discutir o assunto é apresentar e aproximar os cidadãos desses propósitos, visando a contribuir para o crescimento de Cubatão, sob a ótica trabalhista”, concluiu.
Também foram apresentados projetos por integrantes do grupo, que já acontecem na cidade e que estão alinhados com os valores da Agenda 2030. A ideia é fazer um banco de projetos, com um catálogo de iniciativas que modifiquem e acelerem, de alguma maneira, uma ou mais metas dos ODS. Foram apresentadas as seguintes iniciativas de participantes: