Acidente com a aeronave de pequeno porte Cessna 525 ocorreu na praia do Itaguá, na região do Aeroporto de Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9)
Rodrigo Florentino
Publicado em 09/01/2025, às 11h16 - Atualizado às 11h57
Um avião de pequeno porte sofreu um acidente em Ubatuba, no litoral de SP, na manhã desta quinta-feira (9) na praia do Itaguá. O avião modelo Cessna 525, prefixo PR-GFS, passou por toda a extensão da pista do aeroporto Gastão Madeira, atravessou a praça Trópico de Capricórnio e parou apenas no início do trecho de mar, onde teria explodido. O piloto da aeronave morreu, segundo a prefeitura de Ubatuba.
✈️🚨| Avião atravessa pista de aeroporto e explode em praia de Ubatuba
— Portal Costa Norte (@costanortenews) January 9, 2025
Acidente com a aeronave de pequeno porte Cessna 525 ocorreu na praia do Itaguá, na região do Aeroporto de Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9)
🎥| Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/cY3mtvxn2p
O avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás. Segundo informações da prefeitura de Ubatuba, a aeronave de pequeno porte transportava cinco pessoas, sendo três adultos e duas crianças. Três pessoas que estavam na praça de Skate também foram vítimas. O piloto da aeronave, que ficou preso nas ferragens, morreu.
Ainda segundo o GBMar, "equipes do helicóptero Águia estão deslocando para avaliação médica", e há cinco viaturas e 12 bombeiros no local. De acordo com consulta ao site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave pertence a uma família de produtores rurais.
A reportagem será atualizada quando novas informações surgirem.
Localizado na avenida Guarani, número 194, a 1km do centro de Ubatuba, o aeroporto foi construído em 1964 e conta com uma pista perpendicular à praia de Iperoig (praia do Cruzeiro) e uma pista asfaltada com extensão de 940 metros por 30 metros de largura. Seu nome é uma homenagem à Gastão Galhardo Madeira, ubatubense, e um dos pioneiros da aviação. Entre 1890 e 1917, o inventor desenvolveu estudos fundamentais para os primeiros anos da aviação, na transição entre o voo de balões movidos a gás, para o voo de objetos mais pesados que o ar.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)