MONUMENTO DO SOL

Ubatuba é uma das primeiras cidades do hemisfério sul a comemorar o solstício de verão

Praça Trópico de Capricórnio abriga monumento que marca a passagem da linha imaginária pela região central da cidade, e que registra chegada do verão

Estéfani Braz
Publicado em 22/10/2024, às 15h07

FacebookTwitterWhatsApp
Evento astronômico ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro - Estéfani Braz
Evento astronômico ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro - Estéfani Braz

Você sabia que Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é a primeira cidade do hemisfério sul a “comemorar” o solstício de verão? Isso acontece porque ela está bem na linha do Trópico de Capricórnio, uma marca imaginária, utilizada para localização no espaço geográfico e demarcações das zonas climáticas e das estações do ano terrestre.

A linha também serve como referência para a delimitação dos solstícios de inverno e verão, no Hemisfério Sul, entre 20 e 21 de junho e entre 21 e 22 de dezembro, respectivamente. Em Ubatuba, para marcar a data, a lei 2.265 sancionada pelo prefeito Paulo Ramos de Oliveira, em 29 de novembro de 2002, instituiu na cidade o dia 21 de dezembro como Dia do Trópico de Capricórnio - Aqui começa o Verão

Praça Trópico de Capricórnio
Monumento na praça Trópico de Capricórnio, em Ubatuba - Estéfani Braz

Segundo a proposta, por meio da secretaria de Turismo e da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (COMTUR), a cidade ficaria obrigada a promover as comemorações alusivas a data que sempre terá início no horário em que começa o verão em Ubatuba, na Praça Capricórnio. 

Ainda de acordo com a legislação, o horário do início do verão deverá ser obtido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conforme latitude e longitude: 23º26"29’, sul e 045º04"34’, oeste, da linha imaginária do Trópico de Capricórnio, que passa na cidade.

Rosa dos Ventos em Ubatuba
Rosa dos Ventos localizada na praça Trópico de Capricórnio - Estéfani Braz

Em julho de 2005, por lei municipal, a praça do Motociclista passou a ser denominada praça Trópico de Capricórnio e em 21 de dezembro de 2008 foi entregue a revitalização.  O curioso atrativo turístico, localizado na rua Guarani, no eixo central das praias de Itaguá e Iperoig, atrai a atenção, principalmente pela estrutura erguida em sua parte central, um globo de ferro sobre uma Rosa dos Ventos, com os pontos cardeais. 

Morador da cidade desde pequeno, o folclorista popular caiçara, Júlio Mendes, conta que onde foram construídos a praça e a pista de skate tinha características bem diferentes da atual, com destaque para os ranchos de pescadores que guardavam suas canos e apetrechos de pescas. “Esses ranchos pertenciam a pescadores muitos conhecidos por todo mundo da região central da cidade, entre eles Alfredo Vieira, João Serpa (Fifo), Zé Capão, Athanázio, Aládio Teixeira”.

Para quem visita a cidade pela primeira vez, a informação sobre a praça Trópico de Capricórnio pode passar despercebida. A Elaine Morais, é moradora de São Paulo, e estava a passeio em Ubatuba com os três filhos na cidade. Apesar de estarem tirando fotos no monumento existente no local, ela não sabia que tinha um significado. “Confesso que não reparei na placa. Achei que simbolizava um globo mesmo apenas. Não sabia que Ubatuba se encontra na linha do Trópico de Capricórnio. Bem interessante saber isso”.

Hugo Toledo é veranista e conhece a praça há alguns anos. Sempre que pode, ele passa para renovar as fotos na praça. “É bem bacana, né? Eu conheço a história por trás da praça há algum tempo, já que estou sempre na cidade. Mas, eu acho sensacional poder tirar uma foto aqui. É muito legal”. 

Júlio relembrou ainda que o lugar era extenso e ganhou a praça de Capricórnio, depois da construção da pista de skate. “E assim, como símbolo e homenagem, o espaço, antes só a praça/pista dos skate, criou-se também a praça Capricórnio com a construção da Rosa dos Ventos com os pontos cardeais e um pequeno globo de ferro representando o nosso planeta”.

O visual proporcionado pela praça também é muito apreciado pelos visitantes, já que é possível admirar toda a beleza da paisagem oferecida por meio da baía central da cidade.

Solstício de Verão

Nesta data, a direção do sol encontra-se no Trópico de Capricórnio. Durante este período, de qualquer lugar da Terra, o sol apresenta-se no céu na mesma direção, exceto na calota polar Ártica, que está abaixo do horizonte.

Além disso, o no solstício de verão, com o sol acima do meio-dia solar, a sombra dos objetos é quase inexistente. Uma pessoa, por exemplo, precisa pular para ver a própria silhueta refletida no chão.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma linha imaginária que marca a latitude limite onde o Sol atinge o seu ponto mais alto no céu. Além disso, tem a função de delimitar a zona tropical sul, que é o marco do solstício; e ajudar nas definições das estações do ano.

O Trópico de Capricórnio corta dez países: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália. No Brasil, ele atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Para mais conteúdos:

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!