ROTA MARÍTIMA

Polícia apreende meia tonelada de cocaína em lancha, em Guarujá

Entorpecente vinha do Paraguai escondido em embarcações até cidades do litoral paulista; em seguida, era levado para região metropolitana de São Paulo

Redação
Publicado em 08/01/2025, às 21h54

FacebookTwitterWhatsApp
Meia tonelada de drogas estava em uma lancha, em Guarujá - Divulgação/SSP
Meia tonelada de drogas estava em uma lancha, em Guarujá - Divulgação/SSP

A Polícia Civil apreendeu meia tonelada de cocaína, na terça-feira (7), em lancha atracada em uma marina, em Guarujá, no litoral paulista. Ninguém foi preso. A operação foi deflagrada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Santo André, após uma investigação que identificou uma rota marítima utilizada por traficantes para transportar drogas ao estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o entorpecente vinha do Paraguai escondido em embarcações até cidades do litoral paulista. Em seguida, a droga era levada de carro até a região metropolitana de São Paulo, onde era preparada para a venda. 

Drogas Guarujá
Investigação levou policiais a descobrirem rota marítima para droga proveniente do Paraguai. - Divulgação/SSP

Ainda de acordo com a SSP, em junho do ano passado, uma operação contra o narcotráfico ajudou os policiais a identificarem uma das rotas usadas pelos criminosos para transportar a cocaína do litoral a uma cidade do ABC paulista. Na ocasião, 110 tijolos de cocaína foram apreendidos. 

No decorrer das investigações, os agentes descobriram que os traficantes fariam uma nova “entrega” de drogas, na terça, em Guarujá, utilizando uma rota marítima e atracando a embarcação em uma marina. 

Drogas Guarujá
Investigação da Dise teve início em junho - Divulgação/SSP

Com as informações, os policiais se posicionaram em pontos estratégicos. Eles observaram o momento em que uma lancha se aproximou de um barco e começou a fazer o transbordo da droga. Os policiais, que estavam em um bote, realizaram a abordagem. Os suspeitos fugiram na lancha ao perceberem a presença dos agentes. 

Ao vistoriar a embarcação, os agentes encontraram malas com 500 tijolos de cocaína. Em contato com a administração da marina, eles descobriram ainda que um dos suspeitos, que não era membro do local, havia atracado a embarcação sem autorização, alegando que o barco apresentava defeito e precisava permanecer ali para reparos. 

Os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia. O caso foi registrado como localização e apreensão de objeto e tráfico de drogas na Dise de Santo André.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!