NOVIDADE NO TURISMO

Aeroporto de Ubatuba terá conexão de voos por todo o território nacional

Fortalecendo o turismo da cidade, os voos fretados podem partir de qualquer aeroporto brasileiro, após uma análise prévia das condições de voo

Gabriela Petarnella
Publicado em 18/12/2023, às 13h46

FacebookTwitterWhatsApp
O aeroporto Gastão Madeira foi equipado e estruturado para receber as conexões aéreas - Prefeitura de Ubatuba
O aeroporto Gastão Madeira foi equipado e estruturado para receber as conexões aéreas - Prefeitura de Ubatuba

A prefeitura de Ubatuba anunciou que o aeroporto Gastão Madeira, nesta temporada de verão, começará a fazer conexão com todo o território nacional. Por meio da empresa Azul Conecta, em parceria com a Voa SP, passageiros podem chegar à cidade litorânea com voos fretados durante toda a temporada de verão, valorizando o turismo local.

De acordo com o gerente comercial da Azul Conecta, César Avallone Merigo, as aeronaves de modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, podem sair de qualquer aeroporto brasileiro, após uma análise prévia da equipe operacional e com isso o turismo de Ubatuba só tem a ganhar.

Um dos objetivos principais da companhia é fomentar as operações aéreas do aeroporto de São José dos Campos às regiões do Vale do Paraíba e litoral norte. Numa estimativa, a passagem de São José dos Campos até Ubatuba pode sair por R$ 700 reais, já de São Paulo, capital, para a cidade litorânea por R$ 1.400,00.

O gerente ressalta que todas as operações de fretamentos são customizadas e serão analisadas pelas equipes, levando em consideração sempre a segurança. Ele também garante que as aeronaves estão em concordância com as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação). 

A companhia também está autorizada a realizar voos fretados para transporte de cargas, com capacidade de até uma tonelada por aeronave. A licença ainda permite carregar produtos controlados, como químicos e fármacos. E para Merigo, transportar essas mercadorias por via aérea pode ajudar na logística do comércio local.

Informações e solicitações de orçamentos podem ser feitas via e-mail: [email protected] ou pelo número 11 95258 7126.

Aeroporto Gastão Madeira

Localizado na avenida Guarani, número 194, a 1km do centro de Ubatuba, o aeroporto conta com uma pista perpendicular à Praia de Iperoig (Praia do Cruzeiro) e uma pista asfaltada com extensão de 940 metros por 30 metros de largura.

Seu nome é uma homenagem à Gastão Galhardo Madeira, ubatubense e um dos pioneiros da aviação. Entre 1890 e 1917, o inventor desenvolveu estudos fundamentais para os primeiros anos da aviação, na transição entre o voo de balões movidos a gás, para o voo de objetos mais pesados que o ar.

Seu nome é um dos que figura na placa feita em ouro e brilhantes, em comemoração ao voo do hidroavião Jahú, junto a Alberto Santos-Dumont, Bartolomeu Gusmão e outros grandes nomes da aviação. O feito foi concretizado em 1927, considerado o primeiro voo tripulado por brasileiros a realizar a travessia sem escalas do oceano Atlântico Sul.

Seus feitos podem ser mais explorados nas obras literárias: Sobre o Mar de Iperoig – A aviação em Ubatuba (2017), de Celso de Almeida Jr, Celso Teixeira Leite e César Rodrigues. Instituto Salerno-Chieus; Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira (2019), de César Rodrigues. Instituto Salerno-Chieus; De Ubatuba para o mundo, Gastão Galhardo Madeira, de Rodrigo Moura Visoni. In: Revista Aero-Magazine nº 291/2018

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!