Fogo atingiu terreno baldio no bairro Itaguassu, em Ilhabela; bombeiros utilizaram 4 mil litros de água e abafadores para conter o fogo
Um incêndio em terreno baldio mobilizou o Corpo de Bombeiros de Ilhabela por volta da 1h da manhã de quinta-feira (5), na avenida Panorâmica, no bairro Itaguassu, no litoral norte de São Paulo. A área atingida pelas chamas fica próxima a imóveis residenciais, mas não houve vítimas.
Incêndio na madrugada atinge 7 mil m² de terreno no litoral norte de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 5, 2025
📹: Divulgação/11ºGB pic.twitter.com/CDua62pPip
Segundo a corporação, foram necessários cerca de 4 mil litros de água e o uso de abafadores para conter o fogo. Ainda de acordo com a corporação, o combate às chamas durou aproximadamente duas horas, e a área afetada pelo incêndio foi estimada em 7 mil metros quadrados.
Além do incêndio no bairro Itaguassu, Ilhabela já registrou outros casos recentes de fogo em vegetação. Em junho de 2024, um incêndio atingiu cerca de 60 mil metros quadrados e as chamas puderam ser vistas de cidades vizinhas, como Caraguatatuba e São Sebastião. O fogo foi controlado após horas de trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Já em agosto de 2023, outro incêndio destruiu aproximadamente 35 mil metros quadrados no Morro do Cantagalo, que resultou na morte de animais silvestres como tatus, cobras e pássaros mortos. A suspeita, segundo a Defesa Civil à época, foi de que a queimada tenha sido causada por ação humana e agravada pelo vento e pela topografia difícil do local.