FOGO

Incêndio atinge área de 35 mil metros do Morro do Cantagalo em Ilhabela

Fogo se alastrou durante pelo menos três horas; animais como tatus, cobras e pássaros foram encontrados mortos após o ocorrido

Rebeca Freitas
Publicado em 22/08/2023, às 15h54

FacebookTwitterWhatsApp
Morro do Cantagalo em Ilhabela foi atingido por incêndio por volta de 16h30 da segunda-feira (21) - Paulo Rodrigues/ Defesa Civil
Morro do Cantagalo em Ilhabela foi atingido por incêndio por volta de 16h30 da segunda-feira (21) - Paulo Rodrigues/ Defesa Civil

Um incêndio florestal queimou aproximadamente 35 mil m² do Morro do Cantagalo, na região da Vila, em Ilhabela, no fim da tarde de segunda-feira (21). O fogo foi controlado com dificuldade após pelo menos três horas se alastrando. O diretor da Defesa Civil da ilha, Paulo Rodrigues, afirma que a queimada é considerada criminosa e foi ocasionada por imprudência: “Recebemos ligações anônimas denunciando que alguém estava torrando restos de podas de jardim para limpar o terreno. Nossa hipótese é que o fogo se espalhou por convecção por conta do clima seco”, aponta.

Ainda segundo o diretor, por se tratar de uma área de encosta muito íngreme, o combate ao incêndio se torna ainda mais dificultoso: “Conforme a noite foi caindo, os ventos aumentaram e o fogo foi se espalhando morro acima”, relata Paulo. Um total de 20 brigadistas esteve presente no local enfrentado a combustão, incluindo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Toda a área atingida em Ilhabela foi rescaldada e a Defesa Civil emitiu um alerta máximo. A instituição continua monitorando o território, enquanto a Polícia Militar prossegue com as investigações.

bombeiros agem em Ilhabela após incêndio

Não houve óbitos nem perdas materiais por conta do ocorrido, mas os danos ambientais foram altos. De acordo com a Defesa Civil, foram encontradas espécies como tatus, cobras e pássaros mortos. Além disso, o incêndio expeliu grandes quantidades de fumaça. Nenhuma entrada por problemas respiratórios foi registrada no Hospital Municipal de Ilhabela até a data de publicação desta matéria.

Atenção redobrada

A Defesa Civil do Estado emitiu um boletim especial hoje (22), válido até quinta-feira (24), que alerta para altas temperaturas e baixa umidade do ar. No litoral Norte, a temperatura poderá atingir 35 ºC durante o período. O órgão pede que as pessoas não joguem bitucas de cigarros na beira de rodovias e não coloquem fogo em vegetação seca, justamente porque essas atitudes podem causar incêndios florestais de grandes proporções.

O chefe da segurança civil de Ilhabela faz uma súplica à população: “Pedimos para que os moradores não coloquem fogo em mato, pois ele pode rebentar muito rapidamente para fauna e flora da região. Em Ilhabela temos coleta semanal promovida pela prefeitura, não existe necessidade de queimar restolho”, expõe o líder do órgão que age na gestão de emergências.

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização com a população, distribuindo panfletos e trazendo educação sobre os riscos de gerar incêndios, soltar balões, dentre outras atividades que colocam em risco não só as pessoas, mas a natureza”, finaliza Rodrigues. Em caso de emergências, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (12) 3896-2802, ou ainda o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!