Salto ocorreu logo na primeira saída oficial para avistamento de baleias e golfinhos da atual temporada, na terça-feira (3), em Ilhabela
Um momento raro foi flagrado em vídeo, na terça-feira (3), em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo: o salto duplo de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae). O espetáculo da natureza ocorreu logo na primeira saída oficial para avistamento de baleias e golfinhos da atual temporada.
Um dos eventos mais importantes dos meses de outono e inverno no litoral paulista teve uma cerimônia oficial de abertura, na praia do Perequê, em Ilhabela, e reuniu autoridades, operadores de turismo, imprensa e moradores locais em clima de celebração.
Na abertura da solenidade, o prefeito de Ilhabela Toninho Colucci destacou a força do turismo sustentável. “Trabalhamos para que Ilhabela se consolide como referência nacional em ecoturismo de avistamento de cetáceos. Essa atividade gera renda, promove a conscientização ambiental e protege nosso patrimônio natural”, afirmou.
Após o encerramento da solenidade, foi realizada a primeira saída oficial para avistamento de baleias, com as equipes do projeto Baleia à Vista, Instituto Baleia Jubarte e VIVA Instituto Verde Azul. E, parece até que as baleias sabiam disso e resolveram oferecer um show à parte. O salto duplo sincronizado das jubartes foi uma cena rara, emocionante para quem presenciou no local e que já está “bombando” nas redes sociais da prefeitura de Ilhabela. Veja:
Primeiro passeio oficial para avistamento de baleias da temporada em Ilhabela flagra salto duplo de jubartes 🐋😱 pic.twitter.com/NLiYv6FWad
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 5, 2025
Dezesseis jubartes foram avistadas no primeiro dia, momento em que foi possível acompanhar os saltos e acrobacias que transformaram a estreia da temporada em um verdadeiro espetáculo da natureza.
De acordo com a prefeitura de Ilhabela, a edição de 2025 também reforça o selo Ilhabela, Cidade Amiga das Baleias, que reconhece embarcações e agências que adotam práticas responsáveis para a avistagem segura e respeitosa desses animais. Para obter a certificação, as empresas participam de oficinas educativas e seguem rigorosas diretrizes que garantem a proteção da fauna e a melhor experiência para os visitantes.
Rafaela Souza, coordenadora do Instituto Baleia Jubarte, comentou: “A certificação vai além do reconhecimento — é um compromisso com a conservação e o respeito à vida marinha”. Para Mia Morete, do Instituto VIVA, o turismo de avistagem é uma ferramenta poderosa de educação ambiental. “O contato direto com esses animais desperta uma nova consciência. Quem presencia o salto de uma baleia passa a enxergar a vida marinha com um olhar de cuidado e respeito”, disse.
Ela também ressaltou o trabalho voluntário nas escolas do município: “Estamos presentes em 100% da rede pública, levando educação ambiental de forma voluntária. É essencial que nossas crianças entendam que Ilhabela é um santuário que merece ser protegido”.
O prefeito Toninho Colucci reforçou a importância do turismo de avistamento de cetáceos para a cidade. “Essa atividade movimenta a economia local durante o outono e inverno, promove a conscientização ambiental e fortalece a identidade de Ilhabela como um destino comprometido com a conservação marinha. É um ganho para toda a comunidade”.
A temporada de avistamento segue até agosto. Para quem deseja viver essa experiência única de forma responsável, é possível consultar as empresas certificadas com o selo “Cidade Amiga das Baleias” no site oficial do turismo de Ilhabela.