DICA DE PASSEIO

Ilhabela, no litoral norte de SP, se prepara para receber 13ª edição do Festival da Sardinha

Festival ocorre dos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na praia de Santa Tereza; cardápio promete agradar a todos os gostos


Redação
Publicado em 25/05/2025, às 09h47

FacebookTwitterWhatsApp

Sardinhas na brasa
No cardápio, opções como sardinha na brasa, porções fritas e escabeche - Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, já se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos gastronômicos mais tradicionais da cidade-arquipélago. A 13ª edição do Festival da Sardinha será realizada nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na praia de Santa Tereza, no Centro Municipal de Apoio ao Pescador. Durante três dias, o público poderá vivenciar o melhor da culinária caiçara, com pratos à base de sardinha, boa música e toda a atmosfera acolhedora que são a “marca registrada” de Ilhabela.  

O evento é uma homenagem à sardinha, peixe de grande importância na cultura e na economia local, valorizado pelo seu alto valor nutritivo e preço acessível. O cardápio promete agradar a todos os gostos, com opções como sardinha na brasa, porções fritas e escabeche, todas preparadas por pescadores e cozinheiros da região, mantendo viva a tradição caiçara.

O prefeito Toninho Colucci comentou sobre a realização do evento: "O Festival da Sardinha é uma das celebrações mais autênticas da nossa cultura caiçara. Valorizamos nossos pescadores, nossa gastronomia e oferecemos ao público uma experiência que une tradição, sabor e identidade e fortalece a economia local”.

Prato com sardinhas
Durante três dias, o público poderá vivenciar o melhor da culinária caiçara - Prefeitura de Ilhabela

 O Festival da Sardinha é uma realização da Secretaria de Cultura de Ilhabela, com o objetivo de fortalecer a economia local, promover a cultura tradicional e valorizar os saberes e sabores da comunidade caiçara. O secretário de Cultura, Marquinhos Guti, também comentou sobre o festival: "Essa é uma festa feita pelo povo e para o povo. A sardinha, além de representar nossa culinária tradicional, simboliza o trabalho de muitas famílias da pesca artesanal. A cada edição, buscamos valorizar ainda mais essa cultura”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!