Climatempo, Inmet e Defesa Civil de Santos emitiram alertas devido à chegada de frente fria ao litoral de SP, nesta segunda-feira (23)
O Instituto Climatempo alerta que um ciclone extratropical, em alto-mar, juntamente com o avanço de forte e grande frente fria, pode provocar rajadas de vento de até 90km/h no litoral de São Paulo, a partir desta segunda-feira (23). O Climatempo adverte para problemas sérios em decorrência da ventania – não descartando destelhamentos, queda de estruturas (principalmente as mais fragilizadas), queda de árvores e galhos, além de afetar a distribuição de energia elétrica em várias localidades.
O instituto ressalta que o ciclone não avançará sobre o território brasileiro, mas estimulará rajadas de vento muito fortes devido à proximidade e atuação. Outro fator de atenção é a chegada da primeira onda de frio do inverno 2025, a 3ª do ano. Entre esta segunda e a sexta-feira (27), é esperado que as temperaturas fiquem mais de 5 graus abaixo da média para esta época do ano em todo o estado de São Paulo, incluindo a faixa litorânea.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também reforçou os alertas para ventos costeiros e onda de frio. Ambas as advertência são amarelas (perigo potencial). O alerta para ventos costeiros abrange todo o litoral paulista entre esta segunda-feira e o fim da noite de terça-feira (24).
O alerta de onda de frio abrange quase que a totalidade do território paulista e é válido entre o início da madrugada de terça-feira até o início da manhã de quinta-feira (26). O instituto prevê temperaturas 5 graus abaixo da média esperada para esta época do ano, com leve risco à saúde.
Outro alerta amarelo divulgado pelo Inmet é para tempestades nesta segunda-feira. A advertência segue até o início da manhã de terça e abrange a Baixada Santista e parte do litoral norte (até a altura de Caraguatatuba). Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, São Carlos, Jaú, Bauru e Araçatuba também devem ser atingidas.
A previsão do Inmet é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h, e possibilidade de queda de granizo em alguns locais.
A Defesa Civil de Santos foi mais um órgão que alertou para a severidade do sistema que se aproxima. O avanço da frente fria deve provocar intensificação dos ventos, com risco para rajadas com velocidade superior a 80km/h na Baixada Santista, a partir desta segunda-feira. As pancadas de chuva poderão adquirir intensidade forte em alguns momentos e gerar um acumulado significativo.
A precipitação persistirá nas primeiras horas da terça-feira, mas vai se afastar em seguida, com melhora do tempo no decorrer do dia. Também não há previsão de chuva para a quarta (25) e a quinta-feira e o que passará a predominar será a queda das temperaturas. O máximo de frio ocorrerá na quarta-feira, em que a temperatura mínima deverá chegar a 12°C.
Ainda de acordo com o órgão, as instabilidades vão influenciar nas condições marítimas, provocando agitação moderada nos próximos dias. Porém, não se esperam impactos na área urbana provocados pela ressaca.