Frente fria chega nesta segunda (23), com alertas para raios, rajadas de vento e queda de granizo; temperatura mínima pode chegar a 11 graus no litoral
Uma frente fria está prevista para atingir o litoral de São Paulo e o restante do estado ainda nesta segunda-feira (23). De acordo com a Defesa Civil estadual, o sistema deverá provocar fortes chuvas em diversas regiões do território paulista. Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos, como alagamentos, quedas de árvores entre outros.
O alerta é válido para todo o estado de São Paulo. A população de todo o litoral paulista deve se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada. Ainda segundo o órgão, uma massa de ar polar seguirá após a frente fria e trará onda de frio para o estado, com forte queda nas temperaturas.
As menores mínimas estão previstas principalmente para as madrugadas, entre terça (24) e quarta-feira (25). Veja:
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Além disso, em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas que abrangem o litoral de São Paulo. Um alerta amrelo (perigo potencial) de chuvas intensas, que entra em vigor a partir das 10h desta segunda-feira e segue ativo até às 21h de hoje, abrange desde a divisa com o Paraná até a altura da cidade de Caraguatatuba.
O Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo, oeste paulista e cidades como Jundiaí, Campinas e Sorocaba também estão sob o alerta. A previsão do instituto é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
Outro alerta é o laranja (perigo) para declínio da temperatura. Ele entrou em vigor no início da madrugada desta segunda-feira e segue válido até o fim da noite de terça-feira. O Inmet prevê queda superior a 5 graus do que é esperado para esta época do ano em quase todo o estado, menos para a região de Franca, Vale do Paraíba e extremo do litoral norte. Há risco à saúde.
Para essas três regiões, o alerta de declínio de temperatura é o amarelo, válido entre o início da madrugada de terça-feira e a tarde de quarta-feira (25). A previsão é de queda entre 3 e 5 graus do que é esperado para esta época do ano, com leve risco à saúde.