Secretaria do Consumidor do governo federal exige ressarcimento por prejuízos; bairros da capital paulista ficaram mais de 50 horas sem energia elétrica
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Governo Federal, notificou nesta segunda-feira (6) a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na Grande São Paulo, por conta das interrupções no fornecimento ao longo dos últimos dias, desde um temporal ocorrido na última sexta-feira (3).
O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que considera “inaceitável” a situação, que atingiu cerca de 2 milhões de moradores da região na sexta e ainda afeta milhares nesta segunda. Ele orientou que a população procure a empresa e os órgãos de proteção ao consumidor para relatar seus prejuízos, que devem ser inteiramente ressarcidos.
“Milhões de pessoas ficaram em uma situação absolutamente inaceitável com o apagão que aconteceu na cidade de São Paulo e em 23 municípios da região metropolitana. Pessoas tiveram prejuízos materiais, houve mortes, risco à segurança, risco à saúde. A empresa tem muitas reclamações aqui na Senacon e nos Procons e ela será obrigada a ressarcir todos os prejuízos que os consumidores tiveram. Aparelhos eletrodomésticos, aparelhos de refrigeração, todos esses prejuízos devem ser ressarcidos”, disse o secretário.
O governo Lula também anunciou outras medidas para melhorar o atendimento à população atingida pelo apagão em São Paulo, começando por uma coordenação com o Procon-SP para monitorar os efeitos e acompanhar o reparo dos danos causados pela interrupção.
A secretaria também transmitiu as seguintes orientações aos consumidores que tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido:
Por meio de nota divulgada no site oficial, a Enel informou que já restabeleceu a energia para 85% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado pela tempestade que atingiu a área de concessão, na última sexta-feira (3).
“O maior vendaval dos últimos anos causou danos severos à toda cidade e a nossa rede de distribuição. Sabemos que a energia elétrica é um serviço essencial e estamos conscientes dos transtornos. Por isso, temos mobilizado cada recurso disponível. Nossos colaboradores estão trabalhando sem parar nas ruas, no call center e no centro de controle para que o cenário seja normalizado. Nas primeiras 24h, conseguimos restabelecer o serviço para quase 1 milhão de clientes”, escreveu a concessionária.
Atenção!
— Enel Brasil (@EnelBrasil) November 6, 2023
Nossas equipes seguem trabalhando dia e noite, 24 horas, para normalizar o fornecimento de energia para cada um dos clientes impactados pelo temporal em São Paulo. ⬇️ pic.twitter.com/8gZh6CEHyk