ESTRAGOS

Grande ventania provoca prejuízos no litoral de SP

Cidades como Praia Grande, Bertioga e São Sebastião foram fortemente atingidas por rajadas de vento no final da tarde desta sexta-feira (3)

Rebeca Freitas
Publicado em 03/11/2023, às 20h14 - Atualizado em 06/11/2023, às 10h15

FacebookTwitterWhatsApp
Bar do Homero, no Portal da Olaria, em São Sebastião, foi devastado pela ventania - Divulgação/ prefeitura de São Sebastião
Bar do Homero, no Portal da Olaria, em São Sebastião, foi devastado pela ventania - Divulgação/ prefeitura de São Sebastião

Cidades como Praia Grande, Bertioga e São Sebastião foram fortemente atingidas por rajadas de vento no final da tarde desta sexta-feira (3). A precipitação acompanhada de ventania se iniciou por volta das 16h e, apesar da curta duração, provocou enormes estragos no litoral paulista. 

Em São Sebastião, muitos estabelecimentos e residências foram devastados pelo vendaval. Os fortes ventos causaram quedas de árvores em bairros como Topolândia, Jaraguá, Cambury e Portal da Olaria. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos atendem às ocorrências. O município indica que, em caso de emergência, a população ligue para a Defesa Civil no 199 ou para o Corpo de Bombeiros no 190. 

Já em Praia Grande, o forro do teto da entrada do Litoral Plaza Shopping desabou e por pouco não atingiu mãe e filha que atravessaram o local para entrar em um carro de aplicativo.

O Litoral Plaza Shopping , por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, devido à forte ventania uma placa de drywall (gesso) se desprendeu do teto localizado na parte externa do acesso principal do empreendimento.

As equipes de bombeiros e manutenção foram prontamente acionadas e imediatamente tomaram as providências necessárias. O shopping termina a nota informando que "por medida de segurança, a área está isolada para os devidos reparos. O Litoral Plaza reforça que não houve feridos e segue em funcionamento normal".

Bertioga

Em Bertioga, cadeiras plásticas voaram com a força dos ventos. Alex de Amorim, proprietário do Trailer do Abraço, na praia da Enseada, no local popularmente conhecido como ‘Praia do Sesc’, registrou o momento. 

“As cadeiras que voaram são dos meus vizinhos. Foi voando mesa, cadeira, guarda-sol. Elas saíram da praia do Sesc e foram capotando com o vento por uns 2 km mais ou menos. [..] A gente mesmo tranquiliza os banhistas, instrui os clientes. Quando a gente começa a ver uma rajada pequena de vento, a gente já começa a fechar e retirar nossos equipamentos para não haver perda, não haver destruição por parte da ventania”, explica o comerciante. 

A operadora de caixa Karla Cristina é moradora do bairro Cantão do Indaiá, em Bertioga, e flagrou lanchas encalhadas na região de sua residência. “Logo que a gente saiu na frente da praia tinha a primeira lancha ali, tombada. A gente passou em frente à Marina Capital, tinha uma ambulância lá dentro. Mais para frente, tinha um jet ski e a Marina Capital com um trator tentando remover as outras lanchas o mais rápido possível, mas as ondas estavam extremamente grandes.  Desde às 5h estamos sem luz. Até agora ainda não voltou aqui no Cantão, sem luz total, muitas árvores caídas, impossibilitando o tráfego em muitas ruas”, declarou.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!