EMOÇÃO

Tartaruga-verde é devolvida ao mar em Praia Grande

Tartaruga havia sido resgatada em Mongaguá no mês de julho e seguiu em reabilitação no Instituto Biopesca até ser devolvida na manhã desta terça (19)

Esther Zancan
Publicado em 19/09/2023, às 13h29

FacebookTwitterWhatsApp
Momento em que a tartaruga é levada até o mar da praia do Canto do Forte - Esther Zancan
Momento em que a tartaruga é levada até o mar da praia do Canto do Forte - Esther Zancan

Quem estava na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, na manhã desta terça-feira (19), sob o sol um tanto tímido, foi testemunha de um momento emocionante: a volta de uma tartaruga ao mar.

O animal era uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), espécie bastante comum no litoral paulista. Ela havia sido resgatada por um pescador em Mongaguá, no dia 21 de julho, e levada para reabilitação no Instituto Biopesca, em Praia Grande. 

A tartaruga, um exemplar juvenil, apresentava sinais de afogamento quando foi resgatada, pois foi encontrada emalhada em uma rede de pesca. Apesar de ser um animal marinho, as tartarugas precisam ir até a superfície da água para poder respirar. A médica veterinária do Biopesca, Isabella Boaventura, explicou para a reportagem do Portal Costa Norte, que a tartaruga tinha um quadro de miopatia de captura, quando a musculatura fica contraída, durante a tentativa de se soltar da rede de pesca. Isso acaba provocando dor e inflamação.

Isabella também explicou que antes do animal ser solto, ele passa por uma avaliação para constatar se possui condições clínicas para o retorno ao mar. Um dos principais sinais de que o animal está apto é quando ele já consegue se alimentar durante a reabilitação. A veterinária disse também que, como a fisioterapia da tartaruga  foi realizada dentro de uma piscina, isso facilita a adaptação da tartaruga no retorno ao seu habitat. 

A tartaruga também foi solta anilhada. Nas anilhas constam informações sobre o animal, o que ajuda caso ela seja resgatada novamente em outro ponto do país. Veja agora as imagens do momento em que a tartaruga foi solta e se emocione também:


Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, debilitadas ou mortas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!