POLUIÇÃO DOS MARES

Tartaruga-de-couro é encontrada morta na orla de Praia Grande

Animal foi levado para o Instituto Biopesca, também em Praia Grande; durante a necropsia, foi econtrado um sachê de molho no estômago da tartaruga

Redação
Publicado em 13/09/2023, às 15h00

FacebookTwitterWhatsApp
Tartaruga foi encontrada nas areias do Balneário Flórida em Praia Grande - Reprodução/Praia Grande Mil Grau
Tartaruga foi encontrada nas areias do Balneário Flórida em Praia Grande - Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Uma cena que sempre entristece os amantes da natureza foi flagrada nas areias da orla do Balneário Flórida em Praia Grande, na manhã de ontem (12). Uma tartaruga-de-couro (Dermochelis coriacea) foi encontrada já sem vida e recolhida pela equipe de campo do Instituto Biopesca, também de Praia Grande.

A equipe do Biopesca foi acionada pelo Grupamento Costeiro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. A tartaruga foi levada para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do instituto para a biometria e a necropsia.

De acordo com o Biopesca, a tartaruga era um macho juvenil com 1,62 m de comprimento e 134 quilos. Durante os exames, foi encontrado um sachê de molho de pimenta dentro do intestino grosso do animal. Em decorrência do avançado estado de decomposição da tartaruga, não foi possível determinar a causa de sua morte.

Tartaruga morta em Praia Grande
Tartaruga foi encontrada na manhã de terça-feira (12), já sem vida - Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos e conduzida pelo Ibama.

Este projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos pelo monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto abrange desde Laguna em Santa Catarina até Saquarema no estado do Rio de Janeiro, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhos, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601 2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!