A iguana foi encontrada próximo ao Parque Ecológico Voturuá, em São Vicente; é comum que o réptil seja abandonado quando alcança a idade adulta
Uma iguana-verde (Iguana iguana) foi resgatada por uma equipe ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente no sábado (9), nas imediações do Parque Ecológico Voturuá. O réptil ficou sob cuidados da GCM vicentina até segunda-feira (11), e depois foi transferido para o Instituto Ambiecco, localizado em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, para avaliação clínica e reabilitação.
A iguana-verde, também conhecida como iguana-comum, é uma das espécies mais conhecidas e também muito escolhida como animal de estimação, tanto por conta de seu comportamento dócil, quanto pela relativa acessibilidade que tutores têm para encontrar animais legalizados pelo Ibama.
Infelizmente é comum que, ao atingirem a fase adulta, as iguanas sejam abandonadas pelos seus tutores. Um dos motivos está no fato de que esses animais podem atingir até dois metros de comprimento e também desenvolverem comportamentos agressivos. A depender do local em que são liberadas, as iguanas podem causar desequilíbrios ambientais e se tornar uma espécie invasora.
A GCM de São Vicente orienta a população que não alimente ou apanhe animais silvestres. Ao encontrá-los na cidade, entre em contato com a Guarda pelos telefones 153 ou (13) 3467 7434 para que seja efetuado o resgate com segurança, pois o animal pode estar doente ou agressivo.