Publicação da USP explica como gatos demonstram carinho por gestos sutis, como o famoso "piscar devagar", e ajuda tutores a fortalecer a convivência com base na ciência
Você já se perguntou se seu gato te ama? A resposta pode estar em um gesto quase imperceptível: quando ele pisca devagar. Segundo pesquisadoras da USP, esse é um dos sinais mais sutis de carinho e confiança dos felinos. E tem mais: se você piscar lentamente de volta, estará dizendo “eu também” no idioma dos gatos.
Esse é apenas um dos insights do e-book gratuito Conhecendo o comportamento dos gatos: um guia para tutores, escrito pelas pós-graduandas Aline da Silva e Ana Júlia Ribeiro, com colaboração da especialista Ana Alice Vercesi Gallo e orientação da professora Patrícia Ferreira Monticelli. O material foi produzido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e reúne orientações práticas com base em etologia, o estudo do comportamento animal, e busca melhorar a convivência entre humanos e felinos.
O capítulo 2 do livro, dedicado à comunicação felina, explica como os gatos usam sinais visuais, sonoros e até táteis para se expressar. Entre os principais comportamentos listados, estão:
O guia, informou a professora Patrícia Ferreira Monticelli, orientadora do projeto, a Ana Clara Casotti, da Agência USP, visa “fornecer aos tutores uma compreensão clara, acessível e com embasamento científico sobre o comportamento dos gatos, promovendo uma relação mais respeitosa entre humanos e felinos”.
Mesmo sendo o terceiro animal de estimação mais comum no Brasil (depois de cães e aves), cerca de 10 milhões de gatos ainda vivem em situação de abandono.
Muitos são descartados por velhice ou comportamentos considerados ‘inconvenientes’, que na verdade são mal compreendidos”, explica Aline da Silva, uma das autoras.
Ao aprender como os gatos demonstram carinho, como o piscar devagar ou o amassar com as patas, o tutor fortalece o vínculo com seu pet e evita mal-entendidos que podem comprometer o bem-estar do animal.