DOMÉSTICOS

Gatos não estão no top 2 entre os pets mais populares no Brasil; veja quem ganha deles

Com 30 milhões de indivíduos, felinos ficam em terceiro no ranking nacional de animais de estimação; confira os pets mais comuns nos lares brasileiros

Gatos não são os primeiros nem os segundos pets mais comuns no Brasil; veja o ranking dos mais domesticados
Apesar da fama e crescimento nas cidades, os gatos ainda perdem, em número no Brasil, para outros pets - Yang/Unsplash

Quem pensa que os gatos já ocupam o top 2 entre os pets preferidos dos brasileiros pode se surpreender: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os felinos estão em terceiro, quando se trata de ocupar os lares do país.

Atualmente, o Brasil tem uma população estimada entre 150 e 160 milhões de animais de estimação, número mais de três vezes maior que o total de habitantes do estado de São Paulo. Os cães seguem firmes no topo do ranking, com cerca de 60 milhões de animais em lares urbanos e rurais.

O segundo lugar, no entanto, não é dos gatos, mas sim das aves, que somam 40 milhões de exemplares. Só depois vêm os felinos, com 30 milhões. Fechando o top 4 estão os peixes ornamentais, com aproximadamente 20 milhões.

Mesmo com a crescente popularidade dos gatos nos centros urbanos, em especial por serem mais adaptáveis a apartamentos e demandarem menor manutenção, os números mostram que o Brasil ainda é um país com forte cultura de criação de aves domésticas, principalmente em áreas rurais ou suburbanas.

O levantamento, baseado em dados da Abinpet, também reforça a dimensão do mercado pet no Brasil, considerado o terceiro maior do mundo. O afeto por esses companheiros movimenta bilhões de reais por ano, impulsiona o setor veterinário, o consumo de alimentos específicos e até a arquitetura adaptada para os bichos de estimação.

Agora, se você tem gato, não pode deixar de conferir os sinais que indicam se o seu bigodudo te ama.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!