Algumas ações simples ajudam a reduzir vulnerabilidades e manter dados pessoais protegidos

Você já percebeu que o celular continua a procurar redes de internet mesmo depois que você sai de casa? Muitas pessoas não imaginam que, ao manter a opção deWi-Fi ativa, o aparelho pode compartilhar informações pessoais sem que ninguém perceba.
Por isso, desligar o Wi-Fi ao sair de casa é uma prática simples que aumenta a segurança do seu celular, mas poucos aplicam essa medida no dia a dia ou sabem o motivo pelo qual os seus dados ficam tão expostos.
Manter o Wi-Fi ativo fora de casa permite que o celular se conecte automaticamente a redes próximas, muitas vezes sem segurança adequada. Mesmo sem conexão direta, o aparelho continua a enviar sinais que revelam informações básicas.
Redes públicas são especialmente perigosas, porque cibercriminosos podem usá-las para distribuir malwares (programas maliciosos) e acessar dados do dispositivo. Esses detalhes, embora simples, podem facilitar ataques direcionados.
As informações são da CERT-FR (“Equipe Francesa de Resposta a Emergências Informáticas”, agência internacional de cibersegurança.
Desligar Wi-Fi é rápido e fácil. No celular, abra o painel de controle ou as configurações de rede e desative o ícone de Wi-Fi. O recurso pode ser ativado novamente ao chegar até uma rede de confiança.
Se a única opção for usar uma rede pública, especialistas da CISA (“Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura”) dos Estados Unidos recomendam utilizar uma VPN (Rede Privada Virtual) para proteger o endereço IP e dados pessoais durante a conexão.
Pontos de carregamento via USB em locais públicos também apresentam risco. Entradas comprometidas podem instalar malwares ou capturar informações do celular.
Para evitar problemas, use carregadores portáteis ou aplicativos de proteção, como antivírus e monitoramento de segurança.
Para além de desligar o Wi-Fi do celular ao sair de casa, essas ações ajudam a reduzir vulnerabilidades e manter dados pessoais protegidos.