Cidade é considerada um destino completo por receber diferentes públicos e atender a vários gostos, já que é repleta de praias, cachoeiras e história
Peruíbe é a cidade ideal para quem gosta e busca praias encantadoras, áreas verdes, cachoeiras e história, com atrações para toda a família. A cidade está localizada no litoral sul de São Paulo e fica a 140 km da capital paulista.
Entre as praias, o destaque é a do Guaraú, considerada um dos locais mais procurados pelos visitantes por ter agitação. Outras praias conhecidas por suas belezas naturais são: Centro, Barra do Una, Prainha, Desertinha, praia do Caramborê e praia do Costão.
O município tem bairros horizontais, alguns voltados ao setor comercial, como o Centro e a Estação, enquanto outros são de alto padrão, como Arpoador, Oásis, Parque Turístico, Flórida e Stella Maris.
É considerado um destino completo por receber diferentes públicos e atender a vários gostos, indo da praia ao campo. E o que fazer em Peruíbe em 2021? Além da praia, é possível aproveitar passeios de barco e visitar os principais pontos turísticos, como a Lama Negra de Peruíbe, procurada pelo material terapêutico e dermatológico, e o Aquário, que faz a alegria das crianças.
Para quem deseja conhecer, Peruíbe fica no litoral sul e pertence à Região Metropolitana da Baixada Santista. Faz parte das 15 cidades do Estado de São Paulo que é considerada uma estância balneária.
As cidades vizinhas Peruíbe são: Itanhaém, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo. Tem área de 326 km² e 67.548 habitantes, segundo estatística Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), de 2018.
Com fácil localização, a cidade fica a 140 km da capital de São Paulo e 80 km de Santos. É possível chegar a Peruíbe acessando o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e as rodovias Pedro Taques e Padre Manoel da Nóbrega. Outra opção é a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), percurso com 172 km de quem está em São Paulo.
Peruíbe é conhecida por suas belas praias, muitas de águas claras e, todos os apaixonados por mar que visitarem a cidade devem conhecer as principais praias, que são:
É uma das mais procuradas pelos turistas, por ser um local agitado e costuma a atrair surfistas. Fica a 8 km do Centro de Peruíbe, ao lado da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins e a 80km de Santos, cidade do litoral paulista. Além da prática de surfe, o local é indicado para passeio de barco e pesca.
Indicada para quem gosta de locais animados, afinal, a praia está sempre cheia e por ser boa para a prática de esportes. Além de ficar no centro comercial, também atrai pessoas pela variedade de restaurantes na orla e quiosques à disposição dos banhistas. É uma praia com fácil acesso, com 13 km de extensão.
Para quem não perde a oportunidade de entrar em contato com a natureza e prefere praias mais tranquilas, a Barra do Una é a melhor opção. Lá existem bares e lanchonetes para aproveitar o passeio. Um dos destaques do local é reunir três biomas em um só passeio, como: restinga, manguezal e mata atlântica.
Também destinada a quem gosta de lugares calmos, com águas transparentes e tranquilas. Fica dentro da Estação Ecológica Jureia-Itatins, área protegida e considerada uma das praias mais bonitas. Para conhecê-la é preciso fazer trilhas, despertando seu lado aventureiro, com paisagem de tirar o fôlego.
Fica entre as praias do Costão e do Guaraú. O mar calmo é perfeito para praticar stand up paddle. O acesso feito pela estrada Peruíbe-Guaraú, Km 4, à esquerda.
Uma das praias mais fáceis de chegar e é conhecida por este nome por ficar próxima a costões rochosos.
Fica antes da Barra do Una, costuma a receber eventos. Apesar disso, não há restaurantes ou quiosques. É acessada pela estrada Guaraú-Barra do Uma.
Para chegar a essa praia é necessário seguir uma trilha de mata fechada por cerca de 30 minutos, pelo canto esquerdo da praia do Caramborê. A orientação é entrar em contato com um guia por não ter uma trilha sinalizada. O acesso pela estrada é pela Barra do Una (22 km, sendo 16 km de terra).
A cidade tem inúmeras atrações e passeios para quem busca o que fazer em Peruíbe, além das praias. Entre as opções, existem:
Os principais destinos do passeio são a Ilha do Guaraú e a Praia do Arpoador (na Estação Ecológica Jureia-Itatins). O percurso pode variar conforme o itinerário da empresa contratada. A Ilha do Guaraú é considerada o Caribe da Baixada Santista, ideal para mergulho. Para acessá-la é necessário pegar o barco na praia do Guaraú, com viagem de cerca de 30 minutos.
As mais conhecidas são a Cachoeira do Paraíso e a do Perequê. Se estiver de carro ou de moto, é possível conhecer ambas sem auxílio de guias. De ônibus, é preciso pegar a linha de transporte municipal que vai para a Barra do Una, com tarifa que custa cerca de R$ 5,00. Outra opção são agências que oferecem os passeios. O preço para a Cachoeira do Paraíso, por exemplo, varia entre R $50,00 e R $70,00 por pessoa.
A recomendação é sempre fazer as trilhas sendo acompanhado por um guia. O destino mais famoso é a trilha das Sete Praias, que passa pelas praias Caramborê, Desertinha, Juquiazinho, Paranapuã, Arpoador, Brava e Guarauazinho.
Fica na orla da praia do Centro e com certeza será a diversão das crianças e de toda a família. São mais de 80 espécies de peixes, répteis, crustáceos e anfíbios para conhecer. Entre as espécies há tubarões, raias, tartarugas, peixe-palhaço, robalos, baiacu-mirim, entre outros.
É famoso pelos produtos com propriedades terapêuticas e dermatológicas, retiradas do Rio Preto. O material tem características parecidas com as encontradas no Mar Morto, na Jordânia. Fica na avenida Governador Mário Covas Júnior, nº 204, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3455-2463 ou página no Facebook @lamanegraperuibe.
Quem procura passeios culturais e históricos, esse é o lugar certo. A antiga igreja de São João Batista, hoje chamada de Ruínas do Abarebebê, foi uma das primeiras construída no Brasil, no século XVI, em 1549, pelo padre Leonardo Nunes. A intenção era catequizar os índios que viviam na região.
Atualmente é patrimônio histórico nacional, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984). Fica a 8 km do Centro, com acesso pela avenida Padre Anchieta. Funciona de terça-feira a domingo das 9h às 16h. A visitação pode ser feita por grupos ou escolas. O agendamento é feito pelo telefone (13) 3544-8766.
Fundada em 1985, o Recanto dá assistência e realiza atividades a crianças e jovens carentes. Tem ainda a primeira igreja de mosaicos do Brasil, a capela de Nossa Senhora da Saúde, com revestimento feito pelo arquiteto e artista plástico italiano Roberto Corradini. A construção tem o estilo Opus Incertum, técnica de aplicação de mosaicos em alvenaria encontrada na Itália.
Peruíbe tem a praça Ambrósio Baldim, conhecida como praça Redonda. Fica no centro da cidade, bem próximo à praia, com 80 boxes comerciais, para comprar lembrancinhas a acessórios, além da praça de alimentação. Já a praça Flórida é um espaço que dá oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos, variando entre exposições a produtos artesanais locais. Também tem praça de alimentação.