PARA TODOS OS GOSTOS

Barra do Una, em Peruíbe: trilhas, cachoeiras, pesca e esportes

Uma das mais praias mais diversificadas do litoral, Barra do Una reúne três biomas

Da redação
20/11/2021 às 12:51.
Atualizado em 21/03/2022 às 10:01
Barra do Una (Reprodução/Viagens e Caminhos)

Barra do Una (Reprodução/Viagens e Caminhos)

A praia Barra do Una, em Peruíbe, é o que você precisa para aproveitar um fim de semana de sol e em família. Localizada na cidade do litoral sul de São Paulo, essa opção de programa é incrível e bem tranquila, com trilhas, cachoeiras, pesca e a prática de esportes náuticos.

Localizada no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, Costa da Mata Atlântica, a Praia da Barra do Una tem entrada liberada e gratuita. O acesso é feito por duas estradas: primeiro são 8 km entre a Praia do Centro e a Praia do Guaraú. E, em seguida, mais 16 km num trecho de terra.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Apesar de ser distante, quem chega à Barra do Una não se arrepende. Afinal, a paisagem no caminho é linda e o visual da praia é ainda melhor.

Sair de carro em direção ao litoral é o seu maior desejo no momento? Provavelmente, sim. Mas, outras pessoas também fazem da praia o principal itinerário durante os dias mais quentes. Diferente de outros lugares, onde a faixa de areia é lotada durante as estações mais quentes do ano, na Barra do Una tudo é sossegado — mesmo em feriados.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Quer conhecer melhor essa praia incrível? Nós te contamos tudo!

O que faz a Praia Barra do Una ser tão especial?

Barra do Una (Foto: Leandro Macedo Gonçalves)

Em resumo, a geografia do local reúne três biomas. Ou seja, num único passeio você terá:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

- Mata atlântica

- Restinga

- Manguezal

E se a atração principal é a praia, vamos falar sobre ela.

Praia do Caramborê (Foto: Luciana Reis)

São cerca de 2 km de extensão, com águas translúcidas e faixa de areia escura e dura. Já que não é uma praia extensa, vale a pena caminhar até a ponta onde começa a trilha para a Praia do Caramborê, pois nesse cantinho existem piscinas naturais lindas. É possível ver os peixinhos e até tirar fotos. A criançada adora e os adultos também ficam encantados.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Atenção: não é permitido alimentar os peixes.

Como chegar na Barra do Una?

Se você estiver saindo de São Paulo para a Barra do Una, os principais acessos  são as rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta. Quando chegar em Peruíbe vai ser fácil encontrar sinalizações, mas, em resumo, é só pegar a estrada do Guaraú.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Quem não estiver de carro pode ir de ônibus. Em São Paulo, o terminal Jabaquara tem linhas saindo para toda Baixada Santista, inclusive para Peruíbe. Normalmente as viagens acontecem a cada 1h30 e é tranquilo conseguir passagens. Mas isso pode variar de acordo com a demanda.

Durante a temporada o mais indicado é comprar com antecedência. Quando você já estiver em Peruíbe, procure a linha chamada Barra do Una. Neste caso é importante se planejar antes, pois essa linha tem poucos ônibus, ou seja, demora a passar. Se certifique dos horários tanto da ida quanto da volta.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Diversão garantida

Barra do Una (Foto: Mara C.)

Para além da beleza do local e do mar com águas clarinhas, o passeio também tem muita diversão garantida. Em feriados, finais de semana e durante a temporada os visitantes conseguem alugar caiaque e fazer passeios de barco.

Diferente de outras praias desertas, Barra do Una tem restaurantes caiçaras à disposição. Então não precisa se preocupar em levar cooler com cerveja ou petiscos para o dia.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Rio Una (Foto: Paulo Bretas)

Além disso, quem for até o Rio Una, que também é ali perto, pode ainda fazer pesca esportiva. Se acaso você gostar dessa opção, é importante ficar esperto com as regras para evitar problemas com a Polícia Ambiental.

Os mais aventureiros podem ir ainda mais longe através das trilhas que partem dali e chegar à Cachoeira do Paraíso e outras praias lindas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Mas, não podemos deixar de dizer, quem se diverte com 4G pode ficar na mão. Pois o sinal não é dos melhores por lá. Tire o dia para se desconectar do celular e se conectar com seu eu interior!

Cachoeira do Paraíso (Divulgação/Prefeitura de Peruíbe)

Gostou dessa dica e já está fazendo a rota? Então, uma última informação importante: leve no carro guarda-sol, boné e protetor solar. Isso porque essa não é uma praia com muitas sombras e, provavelmente, você vai querer aproveitar ao máximo possível e passar o dia inteiro por lá.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Outra coisa importante é: cancele o passeio caso o dia não esteja bom. Pois os 16 km em trecho de terra não são indicados em dias de chuva.

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por