IMPERDÍVEL

A Prainha de Peruíbe é surpreendente: confira tudo sobre o destino

Entre o Costão e a Praia do Guaraú, essa é uma das mais bonitas da cidade

Da redação
23/11/2021 às 11:33.
Atualizado em 23/11/2021 às 16:51
Prainha (Reprodução/Viagens e Caminhos)

Prainha (Reprodução/Viagens e Caminhos)

Vai passar o final de semana na praia e escolheu Peruíbe? Se por acaso você estiver em dúvida sobre qual praia visitar, nós temos a resposta: a Prainha de Peruíbe pode ser uma ótima opção. Localizada entre o Costão e a Praia do Guaraú, a Prainha é um dos locais mais bonitos da Baixada Santista. 

Ela é indicada para quem procura contato com a natureza, águas calmas e gosta de praticar esportes como stand up paddle (SUP) e caiaque. Os passeios na  praia são indicados para todas as idades, já que diverte toda a família.

Mesmo pequena, com menos de 400 metros de extensão, a Prainha tem uma vista maravilhosa, capaz de encantar a todos que passam por ela.

Pedras da Prainha (Reprodução/Tripadvisor)

Para quem deseja conhecer o local pela primeira vez, Peruíbe fica no Litoral Sul de São Paulo e é realmente um destino incrível para o verão. Afinal, o que não faltam são praias lindas. Por isso, é até difícil decidir em qual passar um dia de sol. 

O município pertence à Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada a 140 km da capital de São Paulo e a 80 km de Santos.

Ficou curioso para conhecer a Prainha? Veja mais detalhes a seguir:

Como chegar à Prainha e o que levar no passeio

O acesso à Prainha não é dos mais simples. Para chegar até lá é necessário seguir de carro pela Estrada da Serra do Complexo Itatins/Juréia, sentido Guaraú. Uma vez na estrada, fique atento à sinalização para não perder a entrada, pois o retorno não é muito próximo. 

O estacionamento (que fica na rua) é um pouco distante, por isso, é necessário andar em uma pequena trilha e descer uma escadaria para chegar à Prainha de Peruíbe.

Isso faz com que essa não seja uma praia que oferece uma grande infraestrutura de restaurantes e quiosques. É aconselhável levar suas cadeiras e guarda-sol, assim como protetor solar, água e algum petisco para a estadia. Mas não esqueça: preserve o meio ambiente e jogue o lixo no local correto.

Já que são menos de 400 metros de extensão, a Prainha tende a ficar cheia nos finais de semana (principalmente durante a temporada). Vale a pena sair cedo para conseguir se instalar bem e curtir o dia. 

Assim como a praia da Barra do Una, é melhor evitar a Prainha em dias de chuva, visto que o último trecho é de terra e quem vai de carro pode se aborrecer com atolamentos. 

O que fazer na Prainha de Peruíbe

Prainha (Erica Asquino)

Como o nome sugere, a Prainha de Peruíbe é pequena. São menos de 400 metros de extensão, nos quais cabem muitos 'uau' - de tão bonito que é o visual. 

Diferente de muitas praias da região, a Prainha é envolta de muito verde. Além disso, tem água translúcida e, em dias de sorte, você até consegue ver tartarugas nadando por lá (e no raso mesmo, viu?). Para completar, a vista panorâmica da cidade é linda.

Castelo do Alemão (Reprodução/Revista Nove)

Aliás, essa é uma praia que tem um castelo: o Castelo do Alemão. A construção tem uma arquitetura medieval que chama atenção dos visitantes, mas, infelizmente, está abandonada e não tem visitação. Ainda assim é curioso observá-la. 

Entre os visitantes, existem várias lendas sobre o castelo. Há, por exemplo, uma história de que seu dono era um nazista que fugiu da Segunda Guerra Mundial. Nenhum registro comprova essa ou qualquer outra história sobre o castelo da Prainha. A curiosidade e o estilo da construção, no entanto, tornam a Prainha ainda mais especial.

Já sabe, né? Pode ir com o celular carregado, pois você vai precisar de bateria para o tanto de fotos que vai querer fazer. Mas pode demorar para as postagens serem feitas, pois o sinal oscila bastante por lá.

Prainha (Reprodução/Tripadvisor)

De volta ao que te interessa, ou seja, a praia, vale dizer que além de transparente o mar também é bem calmo, o que faz deste um ótimo destino para prática de stand up paddle (SUP) e de caiaque.

Entretanto, se você for menos radical, não vai se arrepender de ir tomar um sol e um banho de mar. Quem vai à praia em família consegue aproveitar bastante com as crianças. 

Para completar, quem gosta de conchinhas volta para casa feliz com a variedade que encontra.

 ***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por