PRAIA PARA TODOS

Praia do Guaraú em Peruíbe: point de turistas e surfistas

Mar, trilhas, agitação e boas ondas atraem visitantes diversos

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 16h42 - Atualizado em 06/02/2023, às 12h34

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe - Reprodução/Fernando Momberg
Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe - Reprodução/Fernando Momberg

A Praia do Guaraú, Peruíbe-SP, é uma parada obrigatória a todos os turistas que visitam a cidade por ser agitada e ter boas ondas, sendo ideal para os surfistas. Ao mesmo tempo é versátil por reunir praia e campo em um só lugar.

Isso porque além de curtir o mar, há trilhas e passeios de barco. Quem não conhece a cidade, Peruíbe fica no Litoral Sul de São Paulo e pertence à Região Metropolitana da Baixada Santista, tendo como cidades vizinhas Itanhaém, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo. Fica a 140 km da capital paulista e a 80 km de Santos. Ônibus urbanos saem de Peruíbe em direção à praia direto da rodoviária do município, e a paisagem é deslumbrante durante todo o percurso até o local indicado.

Já do Centro de Peruíbe, a Praia do Gauraú fica a 8km, ao lado da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú, e possui cerca de 1,5 km de extensão. Na região, o turista pode se hospedar em uma das pousadas ou ficar em campings, aproveitar o passeio e conhecer marinas. Há opções de restaurantes e boa estrutura ao turista.

Também é possível conhecer a praia através do passeio de barco pela Ilha do Guaraú, considerada por muitos que a visitam como o "Caribe da Baixada Santista".

Assim como a praia, a ilha e o rio, o bairro também se chama Guaraú, que significa rio do guará, ave típica do litoral atlântico da América do Sul que se reproduz principalmente em regiões de mangue. 

Quer conhecer mais sobre essa praia incrível? Veja mais detalhes abaixo:

Informações gerais e como chegar:

Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe Peruíbe Praia do Guaraú (Reprodução/Mariana Alguz)

A Praia do Guaraú pode ser acessada facilmente, tanto de carro quanto pela linha de ônibus que sai da Rodoviária de Peruíbe. São 7 km de serra com a oportunidade de apreciar a vista de tirar o fôlego.

Assim como a maior parte do Litoral Sul, a areia da praia é fina e clara e suas águas são cristalinas. O local chama a atenção por suas belezas naturais e pelo encontro do rio com o mar, tendo diferentes ecossistemas, como restingas, manguezais, praias e costões rochosos.

Essa diversidade permite que o turista faça passeios ecológicos, pesque, surfe e pratique esportes náuticos. Além disso, atrai pesquisadores interessados em conhecer e estudar a região.

O que fazer?

Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe Peruíbe Praia do Guaraú (Reprodução/Fernando Momberg)

Considerada uma das praias mais procuradas de Peruíbe, a Praia do Guaraú é perfeita por atender a vários públicos.

Localizada depois da descida da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, a praia oferece duas opções: a entrada feita diretamente pelas marinas ou  pela Trilha do Balça, caminho alternativo que passa por uma pequena trilha que leva a uma ponte de madeira suspensa sobre um dos braços do rio Guaraú, que se encontra com o mar um pouco depois.

No caminho, além da paisagem, ainda será possível observar várias aves que vivem por lá em virtude do manguezal. 

Na praia, uma das principais atrações principalmente aos surfistas são suas boas ondas, mas existe a opção de seguir em direção ao rio, onde é possível praticar outros esportes náuticos, como caiaque e stand-up paddle (SUP). O local também é indicado para pesca e passeio de barco. Além das praias, há também trilhas e cachoeiras.

Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe (Reprodução/Fernando Momberg)

Os visitantes podem ficar tranquilos quanto à estrutura turística, pois nas proximidades há restaurantes, marinas, pousadas, hotéis, hostels e campings, atraindo quem busca ter contato com a natureza e também quem prefira conforto, sempre com diferentes faixas de preço.

Na avenida do Telégrafo, a principal da praia do Guaraú, o visitante encontra comércio para todos os gostos enquanto passeia.

Ilha do Guaraú

Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe Peruíbe Praia do Guaraú (Reprodução/Adriana Taiacol)

Considerada por muitos turistas o Caribe da Baixada Santista, a Ilha do Guaraú encanta qualquer um.

Fica a 3 km da costa de Peruíbe com a Mata Atlântica preservada, sendo ideal para mergulhos profissional e amador por conta das águas cristalinas que destacam a vida marinha local. Dá para ver tartarugas, peixes e muitos outros animais.

Para acessá-la, é necessário pegar um barco na praia do Guaraú cuja viagem leva cerca de 30 minutos. Normalmente, as embarcações param próximas da praia e as pessoas descem na companhia do monitor e do guarda-vidas.

O percurso e os preços podem variar conforme a empresa contratada, mas vale apena o percurso para conhecer as águas deste paraíso. Quando a maré está baixa, é formada uma piscina natural com média de um metro de profundidade.

Por ser uma área isolada, não existem restaurantes e nem quiosques na praia. Leve um lanche e bebidas para passar o dia na Ilha. Detalhe fundamental: ajude a preservar a natureza, leve uma sacolinha e deixe para jogar o lixo em um local correto.

Há também empresas que vendem, além do trajeto à Ilha do Guaraú, pacotes que passam pela Praia do Arpoador. A dica é tentar entrar em contato alguns dias antes. Se decidir de última hora, uma alternativa é ir direto para a Praia de Guaraú e tentar fechar um passeio nas tendas que o oferecem. 

Rio Guaraú e trilhas

Praia do Guaraú Praia do Guaraú Peruíbe Peruíbe Praia do Guaraú (Reprodução/André Santana)

O rio Guaraú tem aproximadamente 38 km de extensão com manguezais cheios de caranguejos. No Guaraú também há trilhas que levam a praias desertas e pouco conhecidas, como o Guarauzinho que fica após o rio e faz parte do Parque Estadual do Itinguçú. Tem 700 metros de extensão e, por ser uma área de proteção, a visita exige monitor ambiental.

Por que a água do mar de Peruíbe é escura?

A localização da cidade contribui para a chegada de matéria orgânica (resíduos de decomposição: folhas e galhos vindos do mangue), que nada mais é que um processo natural, e isso acaba tornando a água mais escura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!