BELEZA ÚNICA

Praia do Castelhanos, Ilhabela (SP): no coração do ilhabelense e do mundo

A Praia do Castelhanos é a maior de Ilhabela, com 1,7 mil metros de extensão. De cima, a praia tem formato de coração, que rende diversas fotos nas redes

Da redação
Publicado em 07/12/2022, às 14h21 - Atualizado às 14h22

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do Castelhanos - Bruna Vieira
Praia do Castelhanos - Bruna Vieira

A praia do Castelhanos, em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, é em extensão da Ilha 1,7 mil metros de pura beleza. De cima, a praia tem formato de coração, que rende diversas fotos nas redes sociais. Em noites de lua cheia, o espetáculo fica por conta da lua saindo do mar.

O próprio caminho até lá já é uma verdadeira aventura. Um dos mais vendidos pelas agências de turismo receptivo, o passeio oferece ida e volta de carro com tração nas quatro rodas ou um trecho por terra e outro de barco. A trilha de 15 km de nível avançado, que passa pelo interior do Parque Estadual, também pode ser feita a pé, de bicicleta ou veículo particular apropriado. Que tal conhecermos juntos este paraíso em Ilhabela? Então vamos nessa! 

Onde fica a praia dos Castelhanos  

A praia dos Castelhanos fica a 9 km do píer da Barra Velha, no centro do arquipélago de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo, cidade que está a 210 quilômetros da capital São Paulo.  A praia está situada em uma das comunidades tradicionais da cidade. 

Como chegar na praia do Castelhanos 

O acesso para a praia dos Castelhanos pode ser feito de carro com tração nas quatro rodas ou um trecho por terra e outro de barco. O caminho é a estrada dos Castelhanos. Um trajeto de aproximadamente 9 km (30 minutos). A trilha de 9 km de nível avançado, que passa pelo interior do Parque Estadual, também pode ser feita a pé, de bicicleta ou veículo particular apropriado.

Como é a praia do Castelhanos 

No lado leste, voltada a mar aberto, Castelhanos é a maior praia do arquipélago, com aproximadamente 1,7 mil metros de extensão, excelente para o surfe. Abriga uma comunidade caiçara, restaurantes, bares e campings rústicos, além de um ilhote e dois riachos que deságuam no mar.

Há um mirante de onde se tem uma vista panorâmica da praia em formato de coração e também trilhas que levam às praias Mansa e Vermelha, à cachoeira e praia do Gato. Em noites de lua cheia, o espetáculo fica por conta da lua saindo do mar.

O próprio caminho até lá já é uma verdadeira aventura. Um dos mais vendidos pelas agências de turismo receptivo, o passeio oferece ida e volta de carro com tração nas quatro rodas ou um trecho por terra e outro de barco. A trilha de 9 km de nível avançado, que passa pelo interior do Parque Estadual, também pode ser feita a pé, de bicicleta ou veículo particular apropriado.

Das 7h às 14h, a estrada está aberta para o fluxo Perequê-Castelhanos, das 15h às 18h (19h no horário de verão), apenas para o sentido oposto. São permitidos por dia 24 veículos particulares, 65 jipes convencionais e 60 motos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!