IMPRESSIONANTE

Baleia-jubarte salta próximo a passageiros de Aquabus, em Ilhabela

Imagens da jubarte foram capturadas por um dos tripulantes do transporte público aquaviário, que faz trajeto entre seis píeres da ilha

Lenildo Silva
Publicado em 19/06/2024, às 16h20 - Atualizado às 16h28

FacebookTwitterWhatsApp
Passageiros do transporte público aquaviário foram impactados com a bela imagem - Imagens: Theodoro Quaglia
Passageiros do transporte público aquaviário foram impactados com a bela imagem - Imagens: Theodoro Quaglia

Passageiros que utilizavam o aquabus, novo transporte público aquaviário de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foram surpreendidos por nada mais, nada menos, do que uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) em um grandioso salto próximo à embarcação, no lado sul da ilha. O fantástico registro foi capturado por Theodoro Quaglia, um dos tripulantes do aquabus, e as imagens foram divulgadas pela prefeitura de Ilhabela, na tarde desta quarta-feira (19).

Veja o vídeo

Temporada de observação de baleias e golfinhos

A temporada de avistamento de baleias e golfinhos, no litoral de São Paulo, começou em maio de 2024 e, segundo o instituto Baleia Jubarte, na temporada anterior, Ilhabela registrou mais de 780 avistamentos destes cetáceos.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

No fim de semana passado, o fotógrafo Rafael Mesquita, especialista em imagens da fauna marinha, também flagrou o salto de corpo inteiro para fora da água, de uma baleia-jubarte em Ilhabela. O salto da jubarte ocorreu ao largo do local conhecido como Buraco do Cação, na cidade-arquipélago.

O que é o aquabus

Cada embarcação tem capacidade para aproximadamente 60 passageiros
Cada embarcação tem capacidade para cerca de  60 passageiros - Foto: Divulgação PMI

O novo transporte aquaviário opera com três embarcações, nomeadas Elpídio Sampaio, Edgar Lúcio e Zé de Alicío, e fazem o trajeto entre os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (centro histórico) e Ponta Azeda. Cada embarcação abriga  60 passageiros e está equipada com ar-condicionado e TVs de tela plana. Além disso, as embarcações são acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Valores

A tarifa é a mesma dos ônibus urbanos, que trabalham de forma integrada com os aquabus. Os usuários com bilhete único pagam R$ 2,10. A tarifa sem o cartão é de R$ 5,00. O serviço funciona diariamente, das 6h50 às 17h, com embarques e desembarques a cada 40 minutos. No entanto, o tempo de viagem pode variar conforme as condições meteorológicas.

A baleia-jubarte

Segundo as informações do Projeto Baleia Jubarte, a baleia-jubarte, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae – “grandes asas da Nova Inglaterra”, referência às enormes nadadeiras peitorais e à região dos Estados Unidos na qual a espécie foi identificada pela ciência pela primeira vez, é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta.

As jubartes podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas; são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas já referidas grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo, geralmente brancas, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo identificação individual.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!