DE ARREPIAR

Fotógrafo flagra salto espetacular de baleia-jubarte no litoral norte de SP

"A imponência de um animal de dezenas de toneladas saltando inteiro pra fora da água! Nunca vou ver isso sem me arrepiar!", disse o fotógrafo

Esther Zancan
Publicado em 14/06/2024, às 14h42 - Atualizado às 14h55

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia, que pode chegar a 40 toneladas, salta completamente para fora da água - Reprodução/Instagram Rafael Mesquita
Baleia, que pode chegar a 40 toneladas, salta completamente para fora da água - Reprodução/Instagram Rafael Mesquita

O fotógrafo Rafael Mesquita, especialista em imagens da fauna marinha, flagrou, no início desta semana, um daqueles momentos que podemos sentir toda a força e beleza da natureza: o salto, de corpo inteiro para fora da água, de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). A epetacular cena ocorreu em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

Rafael comentou em seu Instagram: "A imponência de um animal de dezenas de toneladas saltando inteiro pra fora da água! Nunca vou ver isso sem me arrepiar!". O post já conta com mais de 16 mil curtidas. O salto da jubarte ocorreu ao largo do local conhecido como Buraco do Cação, na cidade-arquipélago. 

Veja também:Proibição de caça às baleias na Antártica aumenta avistamentos no litoral norte

A temporada de avistamento de baleias em Ilhabela começou no mês de maio. Em 2023, foram registrados 780 avistamentos de baleias na cidade, marco que eleva as expectativas para a temporada 2024. As baleias-jubarte chegam a atingir até 16 metros de comprimento e podem pesar até 40 toneladas. Uma curiosidade é o significado de seu nome científico. Megaptera novaeangliae quer dizer “grandes asas da Nova Inglaterra”, referência às enormes nadadeiras peitorais e à região dos Estados Unidos na qual a espécie foi identificada pela ciência pela primeira vez.

Avistamento responsável

A prefeitura de São Sebastião, também no litoral norte de São Paulo, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, lançou o selo do programa Avistamento Responsável, como forma de estimular as melhores práticas sustentáveis de avistamento de baleias e outros cetáceos, voltado aos profissionais que atuam no segmento náutico da região.

O avistamento de baleias tem atraído um número crescente de visitantes para a cidade, durante a temporada de passagem das baleias-jubarte pelo canal de São Sebastião, que ocorre entre os meses de maio a agosto. As baleias migram anualmente para a costa brasileira, em busca de águas mais quentes e rasas, ideais para acasalamento e nascimento dos filhotes.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

A Secretaria de Turismo de São Sebastião (Setur) desenvolveu o Selo Avistamento Responsável, que é um reconhecimento para os profissionais do turismo de avistamento, que participam de capacitações e oficinas de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Após a conclusão da formação, os participantes poderão usar o selo em seus materiais de divulgação. A oficina ocorrerá no dia 3 de junho e já não aceita mais inscrições.

O Decreto nº 9331/2024, de 3 de maio de 2024, regulamentou o Programa Avistamento Responsável, que também pretende evitar possíveis impactos negativos durante atividade embarcada, inspirar o público e os operadores de turismo para a conservação das baleias, gerar conhecimentos científicos para a observação das espécies e beneficiar positivamente comunidades locais e profissionais marítimos.

Segundo a prefeitura sebastianense, a atividade turística sustentável e responsável reflete positivamente em todo o litoral norte; ela proporciona experiências memoráveis para turistas e moradores, além de impulsionar a economia local, uma vez que  gera empregos e fomenta o comércio e serviços. De acordo com as empresas que trabalham diretamente com avistamento de cetáceos, os anos de 2022 e 2023 superaram as expectativas, tanto em procura quanto em vendas, e gerou  mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, média de R$180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município.   

Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos em São Sebastiãp, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892 2620 ou acesse o site

Baleia e selo
Montagem/Foto de Rafael Mesquita e selo da prefeitura de São Sebastião

Turismo responsável

A prefeitura de São Sebastião realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil, reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, na promoção de abordagens e entrega de folhetos com as normas de avistagem.

São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos, com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, da costa sul à costa norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.

Com informações de prefeitura de São Sebastião

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!