AQUABUS

Serviço de "ônibus marítimo" de Ilhabela entra em funcionamento nesta quinta-feira (30)

Cerca de 1,5 mil passageiros devem ser transportados diariamente; objetivo é reduzir impactos no tráfego aos finais de semana e feriados

Redação
Publicado em 28/05/2024, às 20h00

FacebookTwitterWhatsApp
Três embarcações farão os traslados entre São Sebastião e Ilhabela - Divulgação/PMI
Três embarcações farão os traslados entre São Sebastião e Ilhabela - Divulgação/PMI

O Aquabus, novo sistema de transporte aquaviário de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo,  entrará em operação oficialmente nesta quinta-feira (30), às 10h. Uma cerimônia no píer da Vila marcará o início do funcionamento do ônibus marítimo. O transporte ajudará a desafogar o sistema viário que, aos finais de semana e, principalmente feriados, costuma ficar congestionado devido à quantidade de carros que chega ao arquipélago. A expectativa é atender 1,5 mil passageiros por dia com o novo sistema. 

A operação assistida ocorreu nos dias 18 e 19 de maio. Segundo a prefeitura de Ilhabela, três embarcações farão os traslados; elas foram denominadas de Elpídio Sampaio; Edgar Lúcio e Zé do Alício, em homenagem a caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela. 

Faça parte do nosso canal no WhatsApp, acesse aqui

Os pontos principais de embarque são os píeres do Perequê, Engenho D’Água e Vila, no centro histórico. Os locais passaram por adaptações, para que pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida possam utilizar as embarcações, que também são acessíveis. 

O aquabus comporta cerca  de 60 passageiros e é equipado com ar-condicionado e TVs de tela plana. Além disso, possuem motores modernos e sistema de GPS. O valor da passagem será equivalente ao do transporte público terrestre, com integração completa com os ônibus da cidade por meio do bilhete único pelo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). 

Veja mais: Novo sistema de transporte marítimo funcionará independente da travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela. 

O funcionamento do Aquabus será das 6h50 às 17h, todos os dias, com embarque e desembarque a cada 40 minutos. O tempo de viagem pode variar de acordo com as condições climáticas. 

Pontos de Revenda:

  • Standby – Centro - Vila - Rua da Padroeira, 63;
  • Bar SP - Centro- Vila - Rua Doutor carvalho, 98;
  • Ops - Praia Grande - Rua Riachuelo, 5.967;
  • Gelo Perequê - Perequê - Av Princesa Isabel, 245;
  • Restaurante Porto do Engenho – Engenho D’Água - Av. Pedro Paula de Morais, 1.146.

*Com informações da prefeitura de Ilhabela.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!