Orla do local é super movimentada, com disponibilidade de edifícios residenciais, bares, restaurantes e o shopping mais conhecido do Guarujá
A Praia das Pitangueiras, localizada na área central do município de Guarujá, no litoral de SP, é muito procurada pelos turistas. ‘Vizinha’ da Praia das Astúrias e da Enseada, recebe o título de uma das mais queridas e belas.
Muitos se perguntam "Qual a melhor praia: Pitangueiras ou Enseada?". Para falar a verdade, somente os banhistas podem responder, pois depende do gosto de cada um. Mas o que não falta é programação e diversão.
Com 1,8 km de extensão, a Praia das Pitangueiras é um point para banhistas e surfistas, com areia clara e águas límpidas, a marca registrada no mar dessa região são as ondas fortes.
Quem parte da capital paulista pelo Sistema Anchieta-Imigrantes é só pegar a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) que logo chega ao centro da cidade. A distância entre os dois municípios é de pouco menos de 100 km.
Já para quem está em Santos, o melhor caminho é fazer a travessia de balsas entre os dois municípios, na altura da Ponta da Praia. Para quem deseja se locomover pelo municipio de Guarujá com as linhas de ônibus, o ideal é acessar o site e conferir os itinerários. As principais vias que passam próximo da Praia das Pitangueiras são: avenida Marechal Deodoro da Fonseca, avenida Leomil e avenida Puglisi.
A orla do local é super movimentada, com edifícios residenciais, bares, restaurantes e o shopping mais conhecido de Guarujá, o Shopping La Plage, além da feirinha de artesanato e o Píer Tony Villela. A infraestrutura oferece tudo o que o turista pode desejar.
A Praia das Pitangueiras lota aos fins de semana, principalmente com o publico jovem, que enchem as barracas de praia que oferecem as tradicionais porções de bebidas e as que alugam cadeiras e guarda-sóis.
Segundo a Lei Complementar 44/98, artigo 100, é proibida a circulação e o estacionamento de veículos motorizados, sendo incluídos, também, bicicletas, a permanência de animais, instalação de acampamentos, tendas e barracas, uso de alto-falantes com intensidade de som que cause perturbação.
Antigamente, o trecho da orla de Guarujá onde se localiza a praia, era conhecido como Praia das Laranjeiras, pelo fato de ali haver muitos pés de laranja que eram de propriedade de Dona Maria Malta. Com o passar dos anos, essas laranjeiras foram sendo substituídas por pitangueiras, o que gerou a atual denominação.