ÁGUAS CALMAS

Praia das Astúrias é o destino ideal para curtir com a família em Guarujá

Além de mar traquilo e ótima infraestrutura ao redor, esta praia conta com um mirante com piso de vidro que virou sensação na cidade da Baixada Santista

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 15h29 - Atualizado em 04/11/2022, às 11h19

FacebookTwitterWhatsApp
Praia das Astúrias - PMG
Praia das Astúrias - PMG

A Praia das Astúrias fica em uma parte bem central do Guarujá, litoral de SP, ao lado da Praia das Pitangueiras e Praia do Tombo. Com uma faixa de areia branca e fininha, um mar de águas claras e calmas e ótima infraestrutura ao redor, esse trecho da orla do Guarujá é ideal para ir com a família e passar férias inesquecíveis. Confira as dicas que preparamos para curtir tudo que há de legal por lá!

Onde fica a praia das Astúrias?

Para quem vem da cidade de São Paulo, chegar ao Guarujá é muito fácil. A distância que separa as duas cidades é de menos de 100 km. Basta pegar o Sistema Anchieta-Imigrantes e depois seguir pela rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá).

Para quem está na cidade de Santos, na direção da Ponta da Praia há a travessia de balsas entre os dois municípios. No site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo há todas as informações para quem vai encarar a travessia.

Os ônibus que fazem as linhas de transporte urbano no Guarujá sempre são uma opção para quem quer se deslocar pelas praias da cidade. No site da empresa responsável é possível ter informações sobre itinerários. As principais vias que dão acesso à Praia das Astúrias são: avenida General Rondon e avenida General Monteiro de Barros (avenida da orla).

O que tem de bom para se fazer na Praia das Astúrias?

O tranquilo mar da Praia das Astúrias é convidativo para quem quer tomar um banho de mar sem levar sustos ou levar as crianças. Por outro lado, os surfistas mais radicais acabam preferindo outros pontos da orla. Para este trecho as práticas esportivas mais indicadas são o stand up paddle, o caiaque, ou mesmo o surfe com longboard, para os iniciantes na modalidade. 

Na ponta direita da Praia das Astúrias fica a Ponta das Galhetas, que possui um píer rochoso que é um ótimo ponto para a pesca esportiva ou para apenas se encantar com a paisagem.

Quantos quilômetros tem a Praia das Astúrias?

Com pouco mais de 1 km de extensão, sua faixa de areia é larga e convida para uma boa caminhada. O calçadão da orla também é ideal para a prática, inclusive à noite. Ainda próximo a orla não deixe de fazer uma visita a Feira de Artesanato das Astúrias, espécie de galeria que conta com peças produzidas por artesãos locais e também itens como acessórios e vestuário. Por ser um local coberto, é uma boa dica de passeio para dias chuvosos também.

O que fazer em Astúrias à noite?

A Praia das Astúrias é uma praia bem urbana. Há muitos prédios residenciais na orla e dentro do bairro há diversas opções de supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes. E, se por algum acaso não encontrar algo que precise, a proximidade com a Praia das Pitangueiras resolve o problema, pois a praia vizinha é no centro do Guarujá e possui uma gama de serviços completa, incluindo opções de hospedagem.

Também na orla há os tradicionais quiosques, com suas porções e bebidas geladas, como a tradicional água de coco.

A Praia das Astúrias também conta com um Mercado de Peixe, para comprar peixes e frutos do mar fresquinhos. Bem ao lado do mercado fica a entrada para o Mirante das Galhetas, um dos mais novos equipamentos turísticos do Guarujá e que já virou uma sensação entre os turistas.

O Mirante das Galhetas fica no Morro da Caixa D’Água e conta com uma estrutura de piso de vidro (skywalker), a primeira do tipo na Baixada Santista. A estrutura fica suspensa a 45 metros do nível do mar e oferece uma vista de tirar o fôlego da vizinha Praia do Tombo. 

Ainda no Mirante das Galhetas, o local é endereço certo para quem curte esportes radicais. Lá é possível praticar voo livre e voos de parapente. Lembrando que, para fazer esses voos, é necessário obter informações sobre as condições para realizá-los. 

  • Dica: o acesso ao Mirante das Galhetas se faz pela rua Alexandre Migues Rodrigues e há local para estacionar.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!