SUSTENTABILIDADE

Um Dia no Parque, em Bertioga, tem seis opções de passeio na natureza

Projeto Um Dia no Parque é uma campanha nacional realizada desde 2018, pela Coalizão Pró-UCs, em parceria com diversas organizações da sociedade civil

Rodrigo Florentino
Publicado em 10/07/2024, às 09h11 - Atualizado às 09h20

FacebookTwitterWhatsApp
Uma das opções de passeio é a trilha do Guaratuba, que termina com a vista do Poço do Limão - Arquivo/Raphael Campos
Uma das opções de passeio é a trilha do Guaratuba, que termina com a vista do Poço do Limão - Arquivo/Raphael Campos

Os Parques Estaduais da Serra do Mar (PESM-Núcleo Bertioga) e Restinga de Bertioga (PERB) participarão do projeto Um Dia no Parque 2024, em 21 de julho (domingo). Organizada pela Coalizão Pró-UCs, a iniciativa nacional celebra a preservação da natureza por meio de visitas a unidades de conservação e atividades.

Em Bertioga, os participantes podem escolher entre várias opções de passeios como a trilha do Vale Verde; rio Jaguareguava; trilha do Itaguaré e trilha d'Água. Não há mais vagas para a cachoeira do Elefante via Vale Verde e via Mirante, para a trilha do Guaratuba e para a cachoeira da Torre 47.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Além dos parques estaduais, participam das atividades as entidades Terra Brasilis, Natureza Caiçara, O Cheiro do Mato, Eco Haux, Kaya Ecoturismo e o Ecoturismo Raiz.

De acordo com o monitor ambiental Raphael Roberto, o interesse pelo evento em Bertioga vem aumentando a cada edição. "Não é difícil encontrar pessoas que já participaram das edições anteriores. Já temos mais de 150 inscrições confirmadas e a expectativa é que esse número dobre até a véspera do evento", conta Raphael.

O tema deste ano é Natureza para todas as pessoas. A data foi escolhida por estar próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que consiste na legislação que guia as unidades de conservação do país.

Quanto custa

Cada passeio custa R$ 39,99 e está incluso o acompanhamento de um monitor ambiental credenciado nos Parques Estaduais, ingressos, equipamentos de segurança certificados, seguro de acidentes pessoais, fotos e vídeos exclusivos. Já equipamentos de trilha, transporte e alimentação não estão inclusos. Para se inscrever, preencha o formulário disponível no site.

Os passeios monitorados também podem ser feitos em qualquer época do ano, para isso, basta acessar o site da Fundação Florestal, e agendar (aqui), ou direto com as associações de turismo - informações no site da prefeitura de Bertioga (Secretaria de Turismo). 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Sobre o Um Dia no Parque

Criado em 2018, o projeto é uma campanha nacional realizada pela Coalizão Pró-UCs, em parceria com diversas organizações da sociedade civil. A categoria Parque foi escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de UCs fazem parte da ação. Em seis anos de UDNP, mais de 300 mil pessoas e 500 UCs foram mobilizadas em todo o Brasil.

Participa do projeto, a Coalizão Pró-UC, formada pela Rede Pró UC, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Ima-zon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!