BERTIOGA

Trilha com direito a poço de águas cristalinas para refrescar no Carnaval

Moradores da cidade podem fazer a trilha do Guaratuba gratuitamente, por meio do programa Nossos Parques, Nosso Quintal

Mayumi Kitamura
Publicado em 06/02/2024, às 08h41

FacebookTwitterWhatsApp
Banho no Poço do Limão permite contemplação de cenário idílico de rochas, queda d’água e árvores - Raphael Campos
Banho no Poço do Limão permite contemplação de cenário idílico de rochas, queda d’água e árvores - Raphael Campos

Já pensou em conhecer uma trilha inserida em área de preservação permanente, com direito a banho em um poço natural de águas cristalinas? Pois essa é uma das possibilidades de passeio em Bertioga, que, em seus mais de 80% de área de preservação, conta com diversas trilhas abertas a visitação, desde que com o devido acompanhamento de monitores credenciados.

Para os moradores da cidade, ainda há a chance de participar da vivência de forma totalmente gratuita aos domingos, pelo programa Nossos Parques, Nosso Quintal, realizado pela Fundação Florestal, em parceria com o Sesc Bertioga.

Atualmente, a iniciativa contempla a trilha do Guaratuba. No trajeto, de 8km, os visitantes se deparam com os típicos atrativos da fauna da Mata Atlântica, com sons, pegadas, alimentos da própria floresta deixados mastigados pelo caminho, e, quem sabe, você não consiga ver alguns destes tímidos animais. A flora é um espetáculo à parte. Em uma diversidade de cores, de flores coloridas em meio ao verde intenso das folhas de formas diversas, até o ar puro pode ser detectado na forma de do líquen avermelhado das árvores.

No caminho, as águas já mostram a sua beleza cristalina e refrescante, em um ponto da trilha no qual é necessário atravessar a água na altura da panturrilha. Em dias quentes, essa é a prévia do alívio sentido no destino da ida: o Poço do Limão. Nele é possível se banhar enquanto contempla o cenário formado pelas rochas, queda d’água e árvores ao redor.

Para participar da atividade, é recomendado carregar alimento leve e água, além do uso de roupas confortáveis, repelente, chapéu e protetor solar. O uso de tênis é obrigatório. Ah, caso queira entrar no Poço do Limão, leve  roupa de banho e toalha. 

Nossos Parques, Nosso Quintal 

A iniciativa é promovida pela Fundação Florestal, responsável pela gestão do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e do Parque Estadual Serra do Mar (Pesm) - Núcleo Bertioga, junto às Associações Locais de Monitores Ambientais Autônomos (Amolb) e Abeco, com o apoio do Sesc Bertioga.

As visitas gratuitas e monitoradas, realizadas com inscrição prévia, objetivam ampliar o diálogo com a comunidade de Bertioga, por meio do conhecimento e  troca de experiência como ferramentas para a conservação da natureza. Dessa forma, propõe ampliar a visibilidade e o entendimento da comunidade sobre o que são as áreas protegidas, sua importância e os serviços ambientais prestados por elas.

As próximas datas do passeio são 11, 18 e 25 de fevereiro, das 9h30 às 14h30. As inscrições devem ser feitas com uma hora de antecedência, com ponto de encontro na entrada da trilha do Guaratuba (rua P Um, Loteamento Costa do Sol, em Guaratuba). 

A atividade é recomendada para pessoas com idade a partir de 12 anos, e os menores devem ser acompanhados de um responsável legal. Em caso de chuva, a atividade poderá ser cancelada. 

Visitação

Para evitar acidentes e  reduzir o impacto ambiental, é obrigatório que as visitas às trilhas de Bertioga, exceto a de Itaguaré, sejam feitas com monitores ambientais cadastrados. O contato pode ser feito diretamente com a Fundação Florestal, responsável pelos parques Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e Estadual Serra do Mar (Pesm), pelo (13) 3317 2094 e com as operadoras autorizadas pela Abeco pelo (13) 99728 9614 e pela Amolb no (13) 99693 7598. 

O contato também pode ser feito pelo perfil do Instagram do Parque Estadual Serra do Mar @pesmbertioga ou do Parque Restinga de Bertioga @parquerestingadebertioga.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!