ESPECIAL BERTIOGA

Prefeito Marcelo Vilares e o caminho construído junto com Bertioga

Atual prefeito destaca crescimento urbano, preservação ambiental e o desafio de liderar o município que acompanha desde a infância

Prefeito Marcelo Vilares, no Forte São João
Prefeito reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável - Ebson Rai / PMB

“Estar à frente da prefeitura é o maior desafio da minha vida. Mas também é uma honra, porque é a cidade que me formou como pessoa e como profissional”, afirma Marcelo Vilares, atual prefeito de Bertioga, no litoral de São Paulo, que iniciou o mandato em 2025 com a missão de manter o ritmo de crescimento e cuidar de uma cidade que conhece desde sempre.

Vilares aponta que Bertioga vive um momento de consolidação como polo de oportunidades no litoral paulista. Atração de investimentos, expansão do mercado imobiliário, geração de empregos e evolução da infraestrutura urbana são sinais de um novo ciclo. “Hoje, você percebe que a cidade evoluiu. Está mais organizada e com mais qualidade de vida”, destaca.

Entre os avanços recentes estão obras de pavimentação, drenagem, saneamento, revitalização de praças e modernização da iluminação pública. Além disso, o prefeito reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Com cerca de 90% do território preservado por áreas como o Parque Estadual da Restinga, Bertioga mantém o maior índice de preservação do estado. “Isso é um diferencial enorme. A gente mostra que é possível crescer com responsabilidade.”

Outro destaque, segundo Vilares, é o papel da Riviera de São Lourenço no impulso econômico. “É referência em urbanismo, gera empregos e impostos, mas hoje o entorno da Riviera também se desenvolveu. Os bairros cresceram, o comércio é ativo, e Bertioga como um todo se transformou.”

A história pessoal de Marcelo Vilares se entrelaça com a da cidade. Filho de um dos pioneiros do loteamento Costa do Sol, em Guaratuba, chegou ainda criança a Bertioga, no final dos anos 1970, quando a Rio-Santos nem havia sido construída. Nos anos 1980, já com residência fixa, acompanhou a mobilização pela emancipação de Santos, oficializada em 1991. Seu pai, Manuel Heleno Vilares, participou ativamente do processo.

Marcelo estudou na escola estadual Armando Bellegarde e iniciou a vida pública no início dos anos 2000. Foi eleito o vereador mais jovem da história da cidade, em 2004, ocupou diversos cargos no Legislativo e exerceu dois mandatos como vice-prefeito ao lado do ex-prefeito Caio Matheus. Em 2024, venceu a eleição e assumiu o comando do Executivo.

Agora, com 24 anos de vida pública, Vilares afirma estar mais motivado do que nunca.

Marcelo Vilares, no gabinete
Acervo / Prefeitura de Bertioga

Sigo motivado a contribuir com uma cidade que faz parte da minha história desde o início.”

*Edição de entrevista para vídeo institucional do Grupo Costa Norte, de aniversário da cidade, e revista especial 34 Anos de Bertioga, publicada em junho. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!