Cidade recebe novas marcas, impulsiona empregos e se consolida como destino estratégico de expansão para grandes empresas
Bertioga vive um dos momentos mais promissores de sua história recente. Em plena transformação, a cidade do litoral de São Paulo se consolida como destino estratégico para expansão comercial e empresarial. A combinação entre localização privilegiada, crescimento populacional e ambiente econômico aquecido atrai redes, franquias e investidores experientes.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda do município, cerca de 4.200 empresas e prestadores de serviço atuam hoje em Bertioga. Para a secretária da Fazenda, Mirian Cajazeira, alguns pilares são decisivos para esse crescimento: "Riviera, Sesc e o comércio local são pilares da economia de Bertioga. A Riviera se destaca na arrecadação, o Sesc, na geração de empregos, e o comércio impulsiona o desenvolvimento diário da cidade”.
Em julho de 2022, o Burger King inaugurou sua primeira unidade em Bertioga, entre as avenidas 19 de Maio e Anchieta, no Centro, e já prepara sua expansão para a Riviera de São Lourenço. Segundo a Zamp, operadora da marca no Brasil, a escolha da nova localização foi estratégica. Natalia Innocenzi, VP de desenvolvimento da Zamp, diz: “Nós acreditamos no potencial de todas as marcas que operamos, e com o BK® em Riviera de São Lourenço não é diferente. A região tem se destacado pelo crescimento acelerado e por ser um importante polo de desenvolvimento, não só econômico, mas também social”. A unidade do Centro conta atualmente com 23 funcionários.
A tradicional Sodiê Doces chegou à cidade em fevereiro de 2024 e hoje gera 15 empregos diretos. Em abril, o empresário Gladston Marques de Oliveira Neto assumiu a gestão local. “É uma cidade acolhedora, em crescimento e próxima de São Paulo”, diz o empresário, que já planeja melhorias no delivery e expansão para a Riviera. A loja, localizada na avenida 19 de Maio, 296, também aposta em práticas sustentáveis, como geração própria de energia e reuso de água.
As franquias Hope e Anacapri também chegaram a Bertioga. Fabiana Ribeiro, que comanda as operações ao lado de Guilherme Martinez, frequenta a cidade há mais de 15 anos com a família. “Temos apartamento aqui, meu marido surfa, criamos muitas memórias em Bertioga. Com a pandemia, a cidade se transformou: passou a receber novos moradores fixos e vimos ali uma grande oportunidade de negócio”, conta Fabiana.
Nosso plano para este ano é expandir nossa marca própria e captar novas franquias para a cidade. Também queremos participar ativamente de eventos e projetos com outros empreendedores locais", reforça.
A Hope está localizada na avenida Anchieta, número 1757, e a Ana Capri na avenida 19 de Maio, 523. Nas temporadas de verão, as marcas estão presentes na Riviera de São Lourenço, no sistema pop-up, na Vila da Praia.
A rede Ultra Academia, presente em Santos, Guarujá e Praia Grande, está prestes a inaugurar sua unidade em Bertioga, na avenida 19 de Maio. A obra gerou 30 empregos diretos, e a operação deve contar com 15 a 17 colaboradores.
Mesmo com mais de 150 contratos em 14 estados do Brasil, estamos especialmente empolgados com Bertioga. A recepção da população tem sido incrível, e nos motiva a entregar a melhor academia da cidade”, diz Sérgio Camargo, master franqueado.
A empresa também fez compensação ambiental com preservação de uma área de 300 m² no terreno.
Em janeiro, a 45ª loja do Tenda Atacado foi aberta em Bertioga, na entrada da cidade, com mais de 500 empregos gerados. “O Tenda acredita no potencial de Bertioga e está comprometido em apoiar o desenvolvimento econômico da cidade”, afirma Fernando Alfano, diretor de Operações e Expansão da empresa.
O Mercadão Atacadista chegou em abril com sua 10ª unidade, na entrada da cidade. A operação emprega 250 pessoas diretamente e 300 indiretamente. “Tivemos certeza de que uma unidade em Bertioga agregaria ao nosso portfólio”, afirmam representantes da empresa.
Localizada na área anexa do Tenda Atacado, a Brasil Cacau, uma das maiores redes de franquias do setor, chegou impulsionada pela ausência da marca na cidade e pela oportunidade gerada com a construção do varejista.
Margareth Corbe e Ivanildo Basílio Ferreira, franqueados responsáveis pela unidade, já têm experiência no ramo com lojas da Brasil Cacau em Santos, São Vicente e Praia Grande, e afirmam que o cenário atual da cidade representa um momento ideal para expansão. “Vimos uma oportunidade”, diz Margareth. A loja conta com cinco funcionários.