NOVA ATRAÇÃO

Forte São João agrega luneta para melhor visualização do entorno

Equipamento foi entregue pela APA Marinha do Litoral Centro que diz ser esse um dos vários planos para o local, para enriquecer a visitação

Rodrigo Florentino
Publicado em 01/07/2024, às 12h27

FacebookTwitterWhatsApp
Equipamento possibilita visão aprimorada do entorno do Forte São João - Reprodução/CN
Equipamento possibilita visão aprimorada do entorno do Forte São João - Reprodução/CN

Ponto turístico tradicional de Bertioga, o Forte São João conta, agora, com um instrumento que permite ao visitante uma visão privilegiada do entorno: uma luneta. O equipamento foi instalado no mirante, na área externa, e faz parte do projeto 'Do Lado de Lá: A APA Marinha em Foco', iniciativa que consiste em um plano de trabalho firmado entre a APA Marinha do Litoral Centro, ligada à Fundação Florestal, e a Secretaria de Turismo e Cultura do município. 

O equipamento, entregue na quarta-feira passada (26) durante reunião do conselho gestor da APA Marinha, proporcionará uma ampla visão da Área de Interesse Histórico Cultural Complexo Arqueológico São Felipe e de outros pontos de Bertioga e Guarujá, como a Ermida de Santo Antônio de Guaíbe, a Fortaleza de São Felipe, a Armação das Baleias, os barcos de pesca artesanal, as aves limícolas e os manguezais.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

De acordo com Maria de Carvalho, gestora da APA Marinha do Litoral Centro, esse é um dos vários planos traçados para o Forte São João, com  foco na visitação. “A luneta é parte de um plano mais amplo para enriquecer a experiência de visitação, colocando em foco a área protegida pela APA Marinha e iluminando as formas como os visitantes podem se engajar no cuidado e defesa deste bem comum”.

visão luneta forte são joão
Um dos pontos que o visitante poderá observar é a Ermida do Santo Antônio do Guaibê, em Guarujá - Reprodução/CN

Juliana Veiga, chefe do Patrimônio Histórico da Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, diz: “É a novidade agora. Quem visitar o forte vai conseguir ter uma visão privilegiada tanto daqui da foz do Itapanhaú com o canal de Bertioga quanto das ruínas do lado do Guarujá, além do oceano Atlântico”.

Acessibilidade

Recentemente, o Forte São João inaugurou também um elevador para pessoas com baixa locomoção, que dará acesso ao local onde está a luneta. “Quem tem baixa mobilidade e, dificilmente, faria uma trilha pode ter acesso ao equipamento graças a esse elevador que dá acesso ao platô onde se localiza o equipamento", conta a gestora da APA.

Sobre o Forte

Com 492 anos de existência, o Forte São João é o principal cartão postal de Bertioga e um dos mais importantes do litoral brasileiro. Tombado como patrimônio nacional, conta com visitação mensal de aproximadamente dez mil pessoas. Está incluído na lista indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. 

Fortaleza militar mais antiga do Brasil, antigamente chamava-se Forte São Tiago. Sua primeira construção era de paliçada e data de 1532. Já em alvenaria, a construção é de 1547. Passou a ser chamado  Forte de São João a partir de 1765, por causa de uma pequena capela próxima ao forte, construída em homenagem a São João, hoje padroeiro de Bertioga. 

A estrutura tem formato de polígono retangular, com guaritas nas pontas, e um terraço, que hoje funciona como mirante para visitantes. No interior, há artefatos que remontam à história do Brasil colônia, como canhões, armaduras de guerra, fotos, quadros e esculturas. O local teve papel importante durante as guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (tupiniquins, aliados dos portugueses e os tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a história do país.

O Forte São João abre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita, e fica na avenida Vicente de Carvalho, s/n, no centro de Bertioga. Para mais informações, o telefone é 13 3317 4428.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!