FORTE SÃO JOÃO

Fortaleza em Bertioga guarda um pedaço da história do Brasil

Forte São João é uma boa opção de turismo, com exposições sobre a Mata Atlântica, a pesca, a culinária e o povo indígena da região

Redação
Publicado em 19/01/2024, às 11h46

FacebookTwitterWhatsApp
Forte São João, consagrado como um dos primeiros Centros de Interpretação do Patrimônio do Brasil - Renata de Brito
Forte São João, consagrado como um dos primeiros Centros de Interpretação do Patrimônio do Brasil - Renata de Brito

Principal cartão postal de Bertioga, o Forte São João é a primeira fortaleza do Brasil colônia, segundo a prefeitura. Construído em 1536, ainda em madeira, posteriormente foi reconstruído em alvenaria de, acordo com a arquitetura portuguesa da época. Atualmente com exposição gratuita, apresenta a história da região contada em documentos, obras, objetos e por meio da própria construção da fortaleza.

O espaço é ideal para visitação, com exposição aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18 horas, sem necessidade de agendamento. O Forte apresenta a arquitetura e equipamentos militares da época, além de artefatos de diferentes povos indígenas locais, incluindo uma canoa, cachimbos, cocar, chocalhos, arco, flechas e lanças.

A apresentação é enriquecida por quatro máquinas cenográficas interativas, separadas por temas como:  personagens históricos do Forte São João; recortes e textos antigos da cidade; uma máquina-jogo de pescaria, com a temática da cultura caiçara, e máquina-jogo batalha naval, que aborda técnicas de pirobalísticas dos canhões das fortalezas.

Informações da prefeitura de Bertioga indicam que o Forte São João é um dos primeiros Centros de Interpretação do Patrimônio do Brasil. Em seu espaço, diferentes narrativas históricas são expostas e debatidas, contribuindo para sua divulgação. Nomes como os dos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, do poeta Mário de Andrade e do mercenário alemão Hans Staden são apenas alguns cujos destinos cruzaram com o Forte São João.

A curadoria é assinada por Marília Bonas, museóloga especialista em mostras históricas. Marília foi diretora executiva do Museu do Café e do Museu da Imigração por mais de quatro anos. Atualmente, é membro do International Council of Museums (Conselho Internacional de Museus).

História

O Forte São João foi construído em 1536, na época, em paliçada, estrutura formada por estacas de madeira que, após ordens do rei de Portugal, entre 1551 e 1553, foi reconstruído em alvenaria. Por isso, ficou estabelecido como ponto militar para ataque e defesa da ocupação portuguesa, inclusive contra outros invasores europeus.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!