Evento chega a sua 15ª edição e promete agitar a região do Valongo no sábado (8) e domingo (9); confira a programação completa
Redação
Publicado em 04/06/2024, às 13h59 - Atualizado às 14h40
O centro histórico de Santos se transformará em um pedacinho de Portugal no próximo fim de semana. A Festa de Portugal, maior e mais tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, realiza-se no sábado (8) e domingo (9), com muita música, danças folclóricas, comidas típicas e artesanato.
Esta será a 15ª edição do festejo, em prol da Escola Portuguesa. Pela primeira vez, a cerimônia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, na quinta-feira (6), às 19h, no teatro do Sesc Santos (rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida), com a apresentação gratuita do músico Ricardo Araújo e seu show de guitarra portuguesa.
Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
No dia seguinte (sexta-feira, 7 de junho), outra novidade: a organização programou ativação folclórica para resgatar a tradição da sardinha portuguesa na brasa, na rua, com músicos tocando concertinas. O 'esquenta' será no bulevar da rua XV de Novembro, em frente ao restaurante Tasca do Porto, das 18h30 às 22h, com venda de convites antecipados e renda revertida para a Escola Portuguesa. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento ou nas redes sociais.
Na mesma noite, será aberta a exposição Festa de Portugal em Santos: um encontro de gerações, com imagens do fotógrafo Rodrigo Francisco. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, no hall de entrada da construtora Phoenix (rua XV de Novembro, 141), na sexta-feira, das 18h às 22h, e no sábado e domingo, das 10 às 18 horas.
Conforme José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador do evento, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santistas. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes na Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.
Um dos principais destaques da festa, além da programação cultural, é a gastronomia. Pelo segundo ano consecutivo, a praça de alimentação ficará no Arcos do Valongo (rua Comendador Neto, nº 3), em um ambiente coberto, com mesas e cadeiras. No local, serão vendidos diversos quitutes, como arroz de braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde; doces típicos, além de vinho, chopp, cerveja, refrigerante e água. Estarão presentes neste espaço o restaurante Almeida; o bar Goiás; a Manteigaria do Porto; a Vinhos e Tais; o Rei do Café; a Donana Sopas; a Casa da Madeira; o Típico Madeirense e a Escola Portuguesa, com três barracas vendendo pastéis de nata e doces conventuais, arroz de braga e sardinha na brasa.
No mesmo local, haverá atividades para as crianças. Neste ano haverá, pela primeira vez, contação de histórias com contos portugueses e oficinas, além de uma feira de artesanato com produtos lusitanos.
Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada nas dependências do Santuário Santo Antônio do Valongo, com as barracas e restaurante da igreja servindo pratos típicos, além de um estande do Laticínio Marcelo e outro da Escola Portuguesa, com doces. Quem vai marcar presença na Festa de Portugal pela primeira vez, é a Rota da Cerveja Artesanal, com as marcas Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica e Filomena, em diversos pontos do evento, vendendo estilos variados.
A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem co-realização da prefeitura de Santos, apoio institucional das Comunidades Portuguesas e patrocínio master da Fixe. Confira a programação completa:
Dia 8 de junho (sábado)
Palco - Largo Marquês de Monte Alegre
Espaço para os Miúdos - Arcos do Valongo
9 de junho (domingo)
Palco - Largo Marquês de Monte Alegre
10h - Coral do Centro Cultural Português de Santos;
11h - Música Portuguesa com Tirolli Band;
13h - Rancho Folclórico Verde Gaio;
14h - Andreza Mariano e Banda;
15h - Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande;
16h - Ana Carla Lemos (fado);
17h30 - Rancho Folclórico Típico Madeirense.
Espaço para os Miúdos - Arcos do Valongo
Com informações de prefeitura de Santos
'Pirata' atrai visitantes a ponto turístico de Santos
Saiba por que o santista chama o pãozinho francês de média