ARTESANAL E ESSENCIAL

Rota da Cerveja Artesanal de Santos faz sucesso entre moradores e visitantes

Inaugurada há pouco mais de um ano, rota da cerveja no Centro Histórico cativa clientes e vem se consolidando como atrativo turístico na cidade


Thiago S. Paulo
Publicado em 23/11/2023, às 12h45

FacebookTwitterWhatsApp

Visitantes em trecho da rota. - Imagem: Reprodução / Marcelo Martins / Prefeitura de Santos
Visitantes em trecho da rota. - Imagem: Reprodução / Marcelo Martins / Prefeitura de Santos

Na avaliação de clientes, mestres cervejeiros e representantes de entidades de turismo, a rota da Cerveja Artesanal de Santos avança por seu segundo ano de existência se consolidando como um atrativo da maior cidade do litoral de SP.

O percurso foi criado em setembro de 2022 como um roteiro para santistas e visitantes aproveitarem regiões turísticas do município enquanto conhecem e saboream cervejas artesanais produzidas localmente.

De lá pra cá, a rota ganhou entusiastas e as cervejarias conquistaram clientes fiéis como o DJ e produtor de 53 anos Luiz Dias. “A rota destaca os fazedores e fazedoras santistas de cerveja, e isso é genial”, disse em entrevista ao Portal Costa Norte nesta quinta-feira (23) o frequentador assíduo da Filomena Cervejaria - uma das cinco cervejarias artesanais que compõem a rota.

Vou quase todos os dias, pois sou praticamente vizinho da cervejaria”, acrescenta o produtor. “Pra mim, a melhor de Santos, sempre inovando e arriscando com receitas diferentes”.

Fiel frequentador de outro estabelecimento da rota, a Estiva Cervejaria, o médico veterinário de 42 anos, Zé Pedro Estrella, também não esconde seu entusiasmo com a rota e as bebidas produzidas na cidade. “Acho sensacional a variedade e principalmente a qualidade das cervejas. Muito boas”.

Na avaliação de Eduardo Silveira, presidente da APT, a Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista, a rota da cerveja santista reforça o potencial  turístico da cidade.

“A rota da cerveja artesanal, bem como as demais iniciativas que promovem o modelo de passeio no formato de caminhada reforçam a vocação de Santos como um destino turístico enriquecendo a qualidade do nosso turismo e apresentando novas oportunidades de trabalho para os profissionais de turismo de nossa região”, avalia Silveira.

pessoas tomando cerveja em festa
Lançamento da rota, há pouco mais de um ano em Santos. Imagem: Marcelo Martins / Prefeitura de Santos

Paixão por produção artesanal deu origem às cervejarias

Atualmente, a Rota da Cerveja Artesanal de Santos é composta por cinco cervejarias localizadas na região do Centro Histórico da cidade. Além das já citadas Filomena e Estiva, também fazem parte do percurso as cervejarias Santista, Jurássica e Everbrew.

"A Rota da Cerveja Artesanal é mais um importante atrativo turístico para a cidade de Santos. Este roteiro permite que visitantes conheçam as cervejarias santistas e também a região central e o Gonzaga. Além disso, a Rota da Cerveja Artesanal é uma oportunidade para impulsionar a economia criativa ajudando os empreendedores locais e o desenvolvimento da cidade”, disse a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino. 

A maioria das cervejarias da rota nasceu da paixão de seus fundadores pela produção artesanal da bebida e, depois, pela união desta paixão com o empreendedorismo. “Começou como um hobby”, explica Maurício Riscala, fundador da cervejaria Jurássica. “Fazia cerveja artesanal em casa para consumo próprio e para os amigos. Em 2019 demos início à viabilização do sonho e inauguramos em 2021”.

Meu avô me ensinou a fazer cerveja, eu tinha uns 16 anos de idade”, explica o fundador da cervejaria Filomena, Tiago Seixas. “De lá pra cá, sempre produzi como hobby. Há uns nove anos, investi na carreira de cervejeiro e há cerca de três anos fundei a cervejaria Filomena. Filomena era minha cachorra. Ela morreu já faz sete anos. Dei o nome em homenagem a ela quando estava viva”.

“A Cervejaria Santista nasceu do desejo de resgatar a cultura e a história da principal cidade da Baixada Santista, entregando um pouco desse legado a cada gole de seus produtos”, explica o CEO e cervejeiro Victor Doneux.

Juntas, as quatro principais cervejarias da rota têm capacidade de produção mensal de até 53 mil litros da bebida, geram 41 empregos diretos e dezenas de indiretos, segundo informações das próprias cervejarias. Na contabilidade não entra a cervejaria Everbrew que não informou os números.

Cada cervejaria busca inovar de uma forma e apela em construir seu próprio diferencial, afirmam os fundadores. “No meu modo de ver, o grande diferencial da cervejaria Filomena”, afirma Tiago, “é que somos uma empresa de criatividade, então a gente preza muito pela autoralidade das receitas, sempre tentando inovar em processo, matéria-prima, trazendo sempre uma experiência naquela cerveja. É uma firma de criatividade, a cerveja é o vetor”.

A Estiva aposta em experiências marcantes, afirma o sócio-proprietário Ricardo Veloso. “Temos a liberdade como valor primordial e por isso ela é assegurada em toda a experiência do cliente. Nosso propósito é oferecer experiências sensoriais que ajudam as pessoas a vivenciarem sua liberdade com autenticidade e significado”.

Um dos diferenciais da Jurássica, afirmam representantes, é geográfico. “O bar e a fábrica ficam no mesmo local permitindo ao cliente fazer um tour, conhecer os equipamentos e ampliar seus conhecimentos sobre estilos de cerveja e o processo de fabricação”.

Já representantes da cervejaria Santista afirmam que seu diferencial é o catálogo de bebidas. “O diferencial da Cervejaria Santista é trazer ao mercado cervejas artesanais especiais e experimentais, passando por todas as escolas cervejeiras como a alemã, a belga, inglesa, americana entre outras menores como a brasileira”.

Para cervejeiros e clientes rota da cerveja é essencial

Os fundadores são unânimes na avaliação da rota como um sucesso turístico e comercial. “A Rota da Cerveja Artesanal de Santos é uma oportunidade de fortalecer o cenário cervejeiro local num modelo ganha-ganha, funcionando como uma vitrine para as cervejarias”, avalia Veloso, o fundador da Estiva.

“O público pode experimentar a produção diretamente nas fábricas fazendo o passeio guiado e também nos eventos públicos que a rota participa, fomentando também o turismo da cidade”, acrescenta ele.

cervejas
Cervejarias nasceram da paixão pela produção artesanal da bebida. Imagens: Divulgação / Cervejarias

Tiago, da Filomena, enfatiza que a rota insere as cervejarias no mapa turístico e comercial da cidade. “A rota da cerveja ajuda a divulgar bastante o nosso cenário cervejeiro de Santos, as empresas já instaladas, fisicamente prontas na cidade. Tem sido muito bom pra gente poder divulgar esse nosso meio cervejeiro”.  

Doneux, da Santista, compartilha da opinião dos colegas concorrentes. “Participar da Rota da Cerveja Artesanal de Santos é bem importante para nossa cervejaria, pois além de nos dar visibilidade junto ao público e a oportunidade de mostrar nossos produtos, nos permite através dos órgãos de turismo participar de diversos eventos públicos que muito ajudam também a dar visibilidade a nossa marca e acaba gerando a oportunidade de vendas e negócios”.

Zé Pedro, que toda semana vai a uma das cervejarias da rota, só tem uma restrição. “Já tinha passado da hora de Santos, com tantas cervejarias artesanais, com excelentes produtos, oferecer algo assim, tanto para os turistas como para o próprio público de santos e região”. 

Visitações à rota

Segundo o portal Turismo Santos, o roteiro envolve visitação pelas fábricas e explicação do processo de fabricação pelo mestre cervejeiro, além de degustação de diferentes estilos das cervejas artesanais. A visitação dura aproximadamente 4 horas - cerca de 40 minutos em cada cervejaria. 

Informações sobre visitação à Rota da Cerveja Artesanal de Santos e agendamentos podem ser realizados com as agências credenciadas Santos Tur, Parceiros do Turismo e Central do Receptivo. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!