HISTÓRIA E TURISMO

'Pirata' atrai visitantes a ponto turístico de Santos

Personagem do pirata Bob Cavendish conscientiza visitantes sobre a preservação do Outeiro de Santa Catarina, no centro histórico de Santos

Redação
Publicado em 03/06/2024, às 10h54 - Atualizado às 11h14

FacebookTwitterWhatsApp
Selfie com o pirata Bob Cavendish já virou tradição entre os visitantes - Divulgação/Prefeitura de Santos
Selfie com o pirata Bob Cavendish já virou tradição entre os visitantes - Divulgação/Prefeitura de Santos

Um 'pirata' tem feito sucesso em Santos. Mas, não é preciso ficar com receio, pois esse é um pirata do bem. O persoangem Bob Cavendish é uma espécie de guia turístico de um dos pontos turísticos do centro histórico santista, o Outeiro de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (3), as visitas monitoradas com o pirata completam um ano, e, durante esse período,  mais de 3 mil santistas e turistas conheceram outros aspectos da história da cidade.

De acordo com a prefeitura de Santos, a atração começou com o objetivo de incrementar a visitação ao Outeiro de Santa Catarina, marco inicial do povoamento de Santos, que atrai visitantes de várias localidades, e, até mesmo, de outros países. Luiz Dias Guimarães, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, explica: “A ideia inicial era de contar a história de Santos de um jeito mais atrativo e interativo, sem desviar dos fatos históricos. Pensamos no personagem do pirata, que faz parte não só da nossa história, mas também da cultura popular” .

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Foi aí que o ator Beto Vieira, que já havia interpretado esse papel, criou o personagem Bob Cavendish, o “tataraneto” do pirata inglês Thomas Cavendish, que invadiu a Vila de Santos, em 1591. “O Bob é um pirata do bem, muito diferente do Thomas, que tocou terror aqui durante a invasão à Vila. O Bob defende o patrimônio histórico, conscientiza o público sobre a importância do Outeiro de Santa Catarina e desperta a vontade de conhecer mais sobre a história de Santos”, contou o ator.

Outeiro de Santa Catarina
Outeiro de Santa Catarina - Rogério Bomfim/Prefeitura de Santos

Visita

Além da contação de história, o público conhece o Outeiro de Santa Catarina, a área externa da casa acastelada construída na década de 1880, por João Éboli, hoje, sede administrativa da Fundação Arquivo e Memória de Santos, e a gruta, na qual  o antigo proprietário ajudava a esconder os escravizados em fuga. Outro ponto que já virou tradição na visita é a selfie do público com o pirata. “A gente faz com todos os grupos, grandes ou pequenos. É uma forma de registrar o momento e se integrar à história do local”, disse o ator.

Escolas

A visita interativa no Outeiro de Santa Catarina ocorre às sextas-feiras, para escolas públicas e particulares, e, aos sábados e domingos, para o público em geral. São sempre duas sessões: às 11h e às 14h. As escolas precisam agendar pelo e-mail [email protected]. O público não precisa agendar, é só chegar no início do horário da sessão. A entrada é gratuita. O Outeiro de Santa Catarina fica na rua Visconde do Rio Branco, 48, centro histórico.

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!