A Estação do Valongo, no Centro Histórico, foi inaugurada em 1867 pela São Paulo Railway, com arquitetura semelhante a uma estação de Londres
Esther Zancan
Publicado em 17/02/2025, às 09h58 - Atualizado às 10h27
A Estação Ferroviária do Valongo, no Centro Histórico de Santos, completou 158 anos de história neste domingo (16). E a edificação guarda uma peculiaridade própria da época, quando obras semelhantes eram feitas por estrangeiros e com base na arquitetura europeia. Por isso, as torres da estação têm telhados inclinados, próprios para não acumularem neve. Projetada na Inglaterra e inaugurada em 1867, pela São Paulo Railway, a Estação do Valongo, localizada no largo Marquês de Monte Alegre, possui linhas neoclássicas inspiradas na estação Victoria Station, de Londres, e é a única construção de Santos preparada para uma nevasca. Obviamente, em Santos, nunca foi possível testemunhar se realmente a neve não se acumula em seus telhados.
O prédio da Estação do Valongo foi construído por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o barão de Mauá, para atender à linha São Paulo-Santos, uma das pioneiras no Brasil. Essa ferrovia é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar, e de um trajeto de oito quilômetros que lembra uma montanha-russa em câmera lenta.
A São Paulo Railway Company conseguiu o feito de, via Serra do Mar, ligar o Porto de Santos à capital paulista e as cidades do interior que plantavam café. Até então, o transporte das mercadorias era feito por animais e levava muito tempo. A obra foi um investimento, além do Barão de Mauá, do Marquês de Monte Alegre (que dá nome a praça onde fica localizada a estação) e do Conselheiro José Antônio Pimenta Bueno, que trouxeram diversos engenheiros ingleses para empregar a tecnologia usada por eles para a construção de ferrovias.
A São Paulo Railway foi responsável pelo desenvolvimento da economia cafeeira na cidade de Santos, no estado de São Paulo e no Brasil, por agilizar as exportações do produto pelo Porto de Santos. Durante muito tempo, foi a ferrovia mais lucrativa do país, atendendo também ao transporte de passageiros. Em 1947, com o fim do monopólio inglês, ela se transformou na estatal Santos-Jundiaí e, em 1996, foi privatizada. O trecho da Santos-Jundiaí ainda hoje é utilizado para o transporte ferroviário de cargas.
Atualmente, a Estação do Valongo abriga a sede da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos e também o Estação Bistrô Restaurante-Escola. Do alpendre da estação é de onde partem os famosos bondinhos, para um passeio pelo Centro Histórico. A estação fica bem em frente ao Museu Pelé e ao lado do Santuário Santo Antônio do Valongo.
Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos e prefeitura de Santos
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.