Tudo começou no porto de Santos, na década de 1940, quando imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial
Esther Zancan
Publicado em 20/01/2025, às 14h09 - Atualizado às 14h29
Difícil encontrar quem não goste de pastel. Desde os recheios mais comuns, como carne e queijo, até sabores inusitados, o pastel é uma verdadeira paixão nacional. Mas, você sabia que a cidade de Santos contribuiu para esse sucesso?
Os imigrrantes japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908, pelo porto de Santos. A maioria optou por seguir para o interior do estado, para trabalhar na lavoura, mas os que decidiram viver em Santos, tiveram que encontrar, de forma rápida, uma maneira de ganhar a vida. E, uma delas, foi preparar pasteis, que, acredita-se, podem ter sido inspirados no gyoza japonês ou mesmo no famoso rolinho primavera, de origem chinesa.
A Fundação Arquivo e Memória de Santos lembra que, na época da Segunda Guerra Mundial, os imigrantes japoneses sofreram preconceito, pelo fato de o Japão ter se posicionado do lado alemão, e, portanto, contra o Brasil, que integrava o grupo dos aliados. Para evitar represálias, os nipônicos se misturaram aos chineses nos estabelecimentos que esses já possuiam, como forma de se disfarçar. Os chineses já vendiam rolinhos primavera no Brasil desde o fim do século 19, inclusive, com adaptações ao gosto local e com uma massa de apenas uma camada, mas esse precursor do pastel ainda não era popular.
Assim, o pastel, como o conhecemos atualmente, surgiu primeiro nestes estabelecimentos, para depois reinar nas feiras livres, onde os nipônicos já atuavam como feirantes, comercializando o que produziam no cinturão verde da cidade de São Paulo. O passo seguinte foi se espalhar para outros estados do país, onde contou com a criatividade brasileira para inovar nos recheios. Agora que você já sabe como essa gostosura surgiu, conta aí: qual o seu sabor favorito?
Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.