Avenida Ana Costa homenageia a mulher de um empresário português, responsável por implantar a linha de bondes com tração animal em Santos
Esther Zancan
Publicado em 04/03/2025, às 09h52
Uma das vias mais icônicas de Santos, com certeza, é a avenida Ana Costa, que passa por diversos bairros, como Gonzaga, Encruzilhada e Vila Mathias. Por ali, é possível encontrar shoppings centers, agências bancárias, diversos edifícios comerciais, hotéis, restaurantes, entre outros pontos famosos da cidade. Mas, você sabe quem a avenida homenageia com seu nome?
A tradicional via leva o nome de Anna Costa, que foi mulher de Mathias Alberto Casimiro da Costa, empresário português que implantou a linha de bondes com tração animal, em Santos, e criou o bairro Vila Mathias. Foi Mathias também quem fez a via que possibilitou a ligação entre as regiões central e da orla da praia e escolheu o nome de sua mulher e mãe de seus filhos para batizar a avenida.
De acordo com informações da Fundação Arquivo em Memória de Santos, Anna Costa nasceu em 1855 na cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, da tradicional família Azevedo Sodré. Um de seus irmãos foi José Paulo de Azevedo Sodré, que dá nome a outra via santista, mais conhecida como Azevedo Sodré, que, aliás, termina na avenida Anna Costa.
Anna e Mathias se conheceram no Rio de Janeiro. Ela teve que se mudar para Santos acompanhando o pai, que era médico sanitarista. Mathias veio também e aqui se casou com Anna. Ela era enfermeira de formação e chegou a montar dois ambulatórios para atendimento dos mais carentes em Santos.
Em 8 de maio de 1889, Mathias foi morto com um tiro na testa pelos irmãos Olívio e Antônio Lima, devido a uma discussão por propriedade de terras. Anna viveu o luto, se reergueu e se casou novamente com José Bloem, um funcionário da empresa Hard & C. Seu nome passou a ser Anna Sodré Bloem e voltou a morar no Rio de Janeiro com o marido, com quem teve uma filha. Ela morreu aos 81 anos, em 27 de outubro de 1936. Vivia com a filha caçula e o genro, e foi enterrada no cemitério São João Baptista, na cidade do Rio de Janeiro
Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.