Nome da cidade pode derivar da Santa Casa ou mesmo de uma homenagem ao porto de Lisboa, em Portugal; conheça também o nome indígena da cidade
Esther Zancan
Publicado em 03/03/2025, às 10h10
Santos, a maior cidade do litoral de São Paulo, com mais de 418 mil habitantes, tem 479 anos de história. Mas, por que será que a cidade leva esse nome? Bem, de acordo com a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a prefeitura santista, a teoria mais aceita pelos historiadores é de que este nome surgiu da Santa Casa de Todos os Santos, o primeiro hospital do Brasil, criado pelo fundador da cidade, Braz Cubas, para cuidar dos doentes do povoado e dos viajantes que circulavam por ali. A Santa Casa teria sido inaugurada em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos.
Com o hospital, toda aquela área ficou conhecida como Povoado do Porto da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos. Vamos combinar que ficou muito grande, não é mesmo? Mas, aos poucos, o nome foi reduzindo: Vila do Porto de Santos (fundada oficialmente em 1546), Vila de Santos e apenas Santos.
Mas existe outra teoria também. Essa diz que Braz Cubas teria dado o nome de Vila do Porto de Santos à cidade em homenagem ao porto de Lisboa, em Portugal, que tinha o cais de Santos. Convenhamos que faz bastante sentido também. Santos também teve outro nome antes da chegada dos portugueses. Era chamada de Enguaguaçu pelos indígenas, que significa baía ou enseada grande. Apesar de ter tudo a ver com a geografia da cidade, se esse nome tivesse prevalecido, era capaz até de dar câimbra na língua de muita gente. Aliás, uma curiosidade; existe uma rua com esse mesmo nome, localizada no bairro da Ponta da Praia.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.