LAZER

Sesc Bertioga: confira 7 coisas para fazer na Reserva Natural

Espaço ao ar livre, distante a 700 metros da entrada do Sesc Bertioga, conta com extensa área de mata protegida com diversas atividades e atrações abertas ao público

Mayumi Kitamura
Publicado em 21/11/2024, às 15h00

FacebookTwitterWhatsApp
Uma das principais atrações da Reserva Natural é o Domo Geodésico - Mayumi Kitamura
Uma das principais atrações da Reserva Natural é o Domo Geodésico - Mayumi Kitamura

O Sesc Bertioga é um dos lugares mais desejados para passear no litoral de São Paulo, mas, por se tratar de um Centro de Férias, o acesso é restrito aos selecionados por sorteio. Ainda assim, é possível ter uma experiência diferenciada a apenas 700 metros da unidade e com entrada livre. A Reserva Natural Sesc Bertioga, espaço de mais de 600 mil metros quadrados de  Mata Atlântica protegida, impressiona pela beleza e conta com diversas atrações para o público. 

A visita compensa cada segundo; por estar em meio à natureza, é recomendado o uso de sapatos fechados (caso entre na trilha do Tucum), roupas confortáveis, garrafinha ou copo para água, repelente e protetor solar. Confira, abaixo, 7 coisas para fazer nesse recanto especial para aproveitar sozinho(a) ou com a família. 

Domo geodésico

Domo geodésico da Reserva Natural Sesc Bertioga | Mayumi Kitamura
Vista sob o domo | Mayumi Kitamura

A grande estrutura, composta por triângulos de madeira que formam uma meia esfera, chama a atenção de quem passa pela avenida. A visão sob ela instiga a uma contemplação única do céu. Ficar debaixo da escultura promove sensação de paz e relaxamento.

Jardim das Brincadeiras

Crianças podem ser divertir e soltar a imaginação | Mayumi Kitamura
Crianças podem ser divertir e soltar a imaginação | Mayumi Kitamura
Crianças podem ser divertir e soltar a imaginação | Mayumi Kitamura
Tem espaço até para um pique-nique pós-brincadeira e descanso dos pais | Mayumi Kitamura
Outra possibilidade é aproveitar uma partida de damas | Mayumi Kitamura

Ótimo espaço para as crianças estabelecerem contato com a natureza. É momento de largar os eletrônicos e brincar com elementos naturais. Tem cozinha de mentirinha, instrumento de bambu, estruturas em madeira para soltar a imaginação, barquinho e muita área para correr e pular.

Trilha do Sentir

Há três possibilidades de percurso na trilha suspensa | Mayumi Kitamura
Há três possibilidades de percurso na trilha suspensa e com recursos de acessibilidade | Mayumi Kitamura

Um dos principais equipamentos do local, a trilha do Sentir possui recursos de acessibilidade para possibilitar que todos tenham contato com a restinga. Além de piso elevado, há corrimões e áreas de descanso para pessoas com dificuldades de locomoção e cadeirantes. Há três opções de percurso: 120m, 450m e 960m. O passeio por essa trilha é automediado, com expositores explicativos ao longo do trajeto, mas também pode ser feito com agentes de educação ambiental do Sesc Bertioga, que contam mais sobre a fauna e flora locais. Para  acesso mediado, é necessário consultar a programação antecipadamente.

Trilha do Tucum

Trilha de nível de dificuldade fácil foi inaugurada recentemente | Mayumi Kitamura
Trilha de nível de dificuldade fácil foi inaugurada recentemente | Mayumi Kitamura

A trilha inaugurada mais recentemente, diferente da trilha do Sentir, proporciona mais contato com a natureza. De nível de dificuldade fácil, em uma extensão de 370 metros é possível apreciar a flora de perto e até encontrar diversos tipos de exemplares do reino dos fungos. A mediação com agentes de educação ambiental do Sesc Bertioga ocorre em datas e horários pré-programados, por isso é necessário consultar com antecedência.

Observação da Fauna

Colmeia de uruçu-amarela | Mayumi Kitamura
Casa para abelhas solitárias | Mayumi Kitamura
Lavadeira-mascarada dá as caras no jardim da Reserva Natural | Mayumi Kitamura
No Espaço Guanandi é possível conhecer espécies com o uso de recursos de acessibilidade | Mayumi Kitamura

Uma das atividades para ‘se perder’ na Reserva Natural Sesc Bertioga é a observação de aves, também conhecida como birdwatching. O local abriga aves como o pica-pau-de-cabeça-amarela, lavadeira-mascarada e outros. A prática é possível a qualquer momento do passeio para quem tem olhos e ouvidos atentos, mas também há a possibilidade de participar do Clube de Observação de Aves desenvolvido pela unidade. Para isso, os interessados devem verificar disponibilidade e se inscrever previamente.

Além disso, é possível admirar outras espécies, como as abelhas nativas, em suas colmeias ou casas de abelhas solitárias. 

Atividades e oficinas

Espaço Teiú é um dos locais das oficinas na Reserva | Mayumi Kitamura
Várias rodas de conversa e bate-papo são recebidas no Espaço Guanandi | Mayumi Kitamura

Mensalmente, o Sesc Bertioga divulga sua programação de atividades e oficinas, entre elas, há muitas ações dentro da própria Reserva Natural. A unidade promove bate-papos sobre meio ambiente, vivências e oficinas como a produção de objetos artesanais e com o uso de elementos naturais, que desenvolvem o senso de sustentabilidade e uso consciente. A programação pode ser conferida no site da unidade.

Relaxamento e contemplação

Reserva Natural Sesc Bertioga propõe a contemplação da natureza e promove o bem-estar | Mayumi Kitamura
Reserva Natural Sesc Bertioga | Mayumi Kitamura
Ricos exemplares da flora podem ser admirados,além de servirem de alimento para abelhas nativas, por exemplo | Mayumi Kitamura

Sem dúvida, adentrar a Reserva Natural Sesc Bertioga promove paz interior e convida à contemplação da natureza em seu estado de preservação. Basta sentar, ou até deitar em um dos espaços de descanso, e aproveitar para aguçar os sentidos para se conectar com o meio ambiente. É possível também aproveitar para meditar ao som dos pássaros e o farfalhar das árvores.

Serviço

  • Endereço: avenida Francisco Souto Barreiro Filho, 1.117, Maitinga (antiga avenida do Canal)
  • Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30
  • Agendamento para grupos: [email protected]
  • Telefone: (13) 3319 7877.

Para mais conteúdos:

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos. Integra a equipe de mídias sociais do portal Costa Norte.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!