EDUCAÇÃO NA MATA

Alunos de Bertioga aprendem sobre natureza em passeio na reserva natural

Cerca de 20 estudantes da Escola Municipal José de Oliveira se reuniram na reserva natural do Sesc Bertioga, para aprenderem sobre o meio ambiente

Matheus Alves
Publicado em 14/04/2024, às 14h49 - Atualizado às 15h48

FacebookTwitterWhatsApp
O bairro do Maitinga abriga a reserva natural Sesc Bertioga; já foram vistas mais de 600 espécies neste local - Reprodução/Internet
O bairro do Maitinga abriga a reserva natural Sesc Bertioga; já foram vistas mais de 600 espécies neste local - Reprodução/Internet

A natureza foi o tema central de um emocionante passeio promovido pela prefeitura de Bertioga, com o apoio do Sesc, para os alunos da Escola Municipal José de Oliveira. Reunidos na reserva natural do bairro Maitinga, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Para Sarah Stanquevicz, de apenas 9 anos, participar do passeio foi uma experiência enriquecedora, pois ela compreendeu a importância vital das árvores no ecossistema: “Foi muito bom fazer este passeio com meus amigos e os professores. Conhecemos alguns insetos bem legais e algumas informações sobre árvores que não sabíamos”.

O evento ocorreu na reserva natural do Sesc Bertioga, um espaço especialmente criado para integrar a natureza e os seres humanos. Este local é rico em fauna e flora, já foram encontradas mais de 600 espécies.

Reserva Natural do SESC Bertioga

𝗙𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 

Durante a visita, as crianças percorreram as passarelas suspensas que serpenteiam pela mata do bairro Maitinga. Sob a orientação dos professores, os alunos receberam instruções sobre os insetos e animais que habitam os arredores de Bertioga, incluindo informações sobre a temida onça-parda.

“Bertioga é uma cidade riquíssima de áreas verdes. Nós estamos tentando trazer esta riqueza para os alunos”, comentou o professor Marcelo Oliveira, responsável pelo passeio. Ele continua: “Estudar o meio ambiente nesta cidade é uma obrigação. É uma cidade com mais de 85% da área de reserva ambiental”.

Ao término do passeio, as crianças participaram de um sarau poético, quando recitaram textos clássicos de renomados autores brasileiros, como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.

Davi Araújo, de apenas 9 anos, comentou: “O poema é uma forma de se expressar e expor os nossos sentimentos para as outras pessoas. Fazer isso aqui no meio da natureza é muito bom e eu aprendi muito”.

Assista à reportagem produzida pela TV Cultura Litoral:

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!