Excelente para quem busca uma dieta equilibrada, a ricota parece mágica: misturada a doce ou salgado, e pronto, tem-se uma deliciosa receita
Por ter um sabor neutro, a ricota é muito versátil na culinária. Fica ótima em pratos salgados e também em sobremesas. Basta misturar algumas ervas ou azeitonas e temos um delicioso patê. Se adicionarmos a ela uma geleia de frutas, já temos um docinho.
Originária da Itália, a ricota é subproduto da fabricação de queijos. Alimento nutritivo e de poucas calorias, nasce a partir do soro do leite. A porção recomendada diária é de 30g (equivale a dois pedaços pequenos), ou 52kcal, aproximadamente. Fonte de proteínas, tem menos gordura que os queijos: compõe-se de 50% de gordura, e a versão light tem apenas 10%.
Ótima para quem busca uma dieta equilibrada. Tem quantidade reduzida de sódio, mineral que, em excesso, causa inchaço por retenção líquida e aumenta a pressão arterial. Um de seus maiores benefícios é a grande quantidade de cálcio, que fortalece dentes e ossos, prevenindo a osteoporose, além de ajudar a acelerar o processo de ganho de massa muscular magra. Além do cálcio, a ricota também é fonte de vitaminas A, B, D e E, e outros minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo, todos importantes para que o corpo execute suas funções com equilíbrio e eficiência. Então, anote duas receitas, uma doce e outra salgada, e use sua criatividade.
Na comparação com o queijo minas frescal, a ricota é mais magra: o queijo tem 5,6g de gordura, e a ricota, 3,6g. Quanto a calorias, a ricota tem 56, e o queijo, 79,2. A opção light possui teor mais reduzido de gordura. Para quem pratica exercícios físicos e precisa de um aporte maior de proteína, a dica é optar pelo queijo, que oferece sais nutrientes.
O doce mais famoso da Sicília, na Itália, é o canoli. Trata-se de um canudo crocante de massa recheado com creme de ricota e frutas cristalizadas. A ricota na Sicília é famosa por sua qualidade e frescor.
Bolo de limão siciliano com ricota - ingredientes:
Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 180ºC; forre o fundo de uma forma com fundo removível com papel manteiga e unte as laterais da forma. Bata as claras em neve. Em uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha, as raspas e o suco de limão até que a mistura fique leve e aerada (cerca de 5 minutos).
Mexa sempre, delicadamente, adicione metade das claras em neve sobre a mistura e mexa até que esteja incorporada. Adicione a farinha de amêndoa e misture novamente. Adicione o restante das claras em neve e a ricota e mexa até que a mistura esteja uniforme. Transfira para a forma de fundo removível e asse por 45 a 50 minutos ou até que o centro do bolo esteja assado. Deixe esfriar. Adicione sobre o bolo frio as amêndoas ou pistaches em lâminas e o açúcar de confeiteiro peneirado.
Torta de ricota com espinafre - ingredientes:
Massa:
Recheio:
Cobertura:
Modo de preparo: comece preparando a massa; leve ao processador a bolacha cream cracker e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável (27cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a dourar, e reserve.
Prepare o recheio de espinafre. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte o maço de espinafre e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente a ricota, acerte o sal, mexa delicadamente e reserve. Prepare a cobertura. Numa tigela pequena, junte os ovos, o creme de leite, o queijo parmesão, bata até envolver bem e reserve. Despeje o recheio de espinafre com ricota sobre a massa, espalhe por cima a cobertura e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar, desinforme e sirva a seguir.
Patê rápido - ingredientes:
Modo de preparo: misture tudo e sirva com torradinhas.
*Dica: se quiser, acrescente atum em lata ou parmesão ralado, azeitonas picadas ou outras ervas.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 173/Novembro 2016; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.