VIRADA DE ANO

As tradições da sorte que fazem parte da ceia de fim de ano

Simbolismo abarca boa parte dos alimentos e, na entrada de um novo ano, pode representar fartura e prosperidade; veja detalhes e receitas

Fernanda Lopes
Publicado em 27/12/2024, às 11h26

FacebookTwitterWhatsApp
Lombo com romã, deliciosa receita com simbologia nos alimentos principais - Produção e fotos: Fernanda Lopes
Lombo com romã, deliciosa receita com simbologia nos alimentos principais - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Muitas pessoas colocam em prática um ritual para atrair sorte e fartura a cada ano que se inicia. A cor da roupa, um amuleto, pular ondinhas... Muitos desses hábitos relacionam-se a alimentos. O próprio termo Réveillon deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar. É o fechamento de um ciclo.

Segundo a gastrônoma Fátima Duarte, "as comidas carregam a simbologia da fartura”. Os grãos, por exemplo, remetem à multiplicação. Arroz, lentilha, feijão, milho simbolizam a fertilidade. No Brasil, como temos influência árabe direta e indireta (por meio dos portugueses), a lentilha é o ingrediente mais usado para este propósito. Unida ao arroz, que simboliza a fartura, a lentilha fica perfeita.

O peixe também é um clássico na ceia de Ano-Novo. Em diversas culturas, ele faz alusão à partilha e purificação por causa do seu habitat, a água. Eles são férteis e quase nunca andam sozinhos. O bacalhau, em razão da herança lusa, é o peixe mais consumido nesta época. Mas, nos últimos anos, o salmão ganhou espaço nas ceias de Réveillon.

O simbolismo de cada alimento

  • Peixe: simboliza a purificação devido ao seu habitat, a água. Além de ser fértil, dificilmente nada sozinho. Traz sorte.
  • Porco: animal polêmico na história da civilização. Enquanto algumas culturas consideram sua carne impura, outras o tratam como animal resistente, forte e que busca oportunidades – já que fuça para  frente. Por isso, é bem-vindo na ceia de Ano Novo. Na Itália, o pé de porco com lentilhas é um prato tradicional de boa sorte. Os alemães e os mexicanos também comem a carne suína na virada.
  • Lentilha e outros grãos: trazem expectativa de fertilidade na maioria das culturas. Arroz, trigo e feijão são a base da alimentação na história da civilização. Para os orientais, o mais simbólico é o arroz, considerado o grão da vida.  No caso da lentilha, diz a lenda que ela deve ser o primeiro alimento a ser ingerido na ceia, para que não falte dinheiro e saúde durante o ano. Isso porque as sementes incham e dobram de tamanho depois de cozidas.
  • Uvas e romã: repletas de sementes ou nascidas em cachos, elas trazem a ideia de multiplicidade e fartura. A uva é a fruta que dá o vinho de Baco, o deus mitológico dos excessos, da fartura e das festividades. A romã, por sua vez, carrega a simbologia religiosa. Para os judeus, comer essa fruta no Ano Novo judaico é questão de virtude e, ao comer algumas de suas sementes, o homem estaria reforçando suas qualidades. O peso religioso da romã também aparece no catolicismo. No dia de Reis, costuma-se comer algumas sementinhas e guardar outras na carteira para ter sorte e riqueza ao longo do ano.
  • Frutas secas, nozes e castanhas: são associadas à fartura e à sorte por serem alimentos resistentes, possíveis de ser armazenados durante muitos dias, uma garantia de alimentação. Também a doçura remete ao desejo de ano doce.
  • Cordeiro:  citações bíblicas comprovam o apelo religioso do cordeiro para os católicos. É um animal considerado puro e, por isso, é permitido até mesmo no período da quaresma, em que os fiéis não podem comer carne vermelha ou de animais de sangue quente.
  • Louro: de origem greco-romana, o louro é símbolo de sucesso e vitória. Na Grécia, os atletas recebiam coroas de louros, ou seja, eram laureados, expressão usada até hoje. Além disso, são folhas de uma árvore resistente e que dá frutos em bagas volumosas. Guardar umas folhas de louro na carteira na virada é promessa de sucesso e fartura ao longo do ano.
  • Champanhe: produzido a partir da uva, que atrai sorte. Além disso, é a bebida da celebração da vida e, por isso, atrai felicidade. Há o costume de tomar três goles de champanhe e, para cada um, fazer um pedido. Ao contrário do que diz a etiqueta, na superstição deve-se abrir o champanhe com bastante pressão. Quanto mais longe a rolha for, mais sorte terá. Quem encontrar a rolha, deve guardá-la durante todo o ano para garantir prosperidade.

Receitas da sorte

Arroz com lentilhas e cebolas fritas
Arroz com lentilhas e cebolas fritas - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Arroz com lentilhas e cebolas fritas - ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz branco;
  • 1/2 xícara (chá) de lentilha; 
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 colher (chá) de pimenta-síria;
  • Sal a gosto.
  • Para a cebola: 2 cebolas fatiadas; farinha de trigo o quanto baste; sal e pimenta a gosto e 1/2 xícara de óleo.

Modo de preparo: num escorredor ou numa peneira, coloque as lentilhas e lave sob água corrente. Numa panela, cubra as lentilhas com bastante água, acrescente sal a gosto e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra a água e transfira as lentilhas para uma tigela. Reserve.  Numa panela média, acrescente o óleo e leve ao fogo baixo. Quando esquentar, adicione a cebola, a pimenta-síria e tempere com sal.

Refogue por cerca de 2 minutos ou até que a cebola fique transparente.  Coloque o arroz e refogue por mais 1 minuto. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture por 1 minuto. Coloque  4 xícaras de água fervente e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos ou até secar. Para verificar se ainda há água no fundo da panela, fure o arroz com um garfo. Quando a água começar a secar, prove o arroz para ver se já está cozido. Caso contrário, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente. Retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Rendimento: 5 porções.

Cebola: tempere um pouco de farinha de trigo com sal e pimenta branca moída. Passe as fatias finas de cebola nessa mistura e bata para tirar o excesso de farinha. Esquente o óleo e coloque as cebolas e frite até dourar. Escorra o óleo em uma grade ou papel absorvente. Sirva sobre o arroz.

Lombo com romãs
Lombo com romãs - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Lombo com romãs - ingredientes:

  • 1kg de lombo de porco;
  • 2 cebolas raladas ou processadas;
  • 2 folhas de louro;
  • 3 dentes de alho picadinhos;
  • Salsinha e alecrim picados (2 ramos de cada);
  • 1 colher (sobremesa) de sal;
  • 1 colher (café) de pimenta-branca;
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
  • Suco e raspas da casca de 1 limão;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga e  polpa de uma romã.

Modo de preparo: tempere o lombo com as cebolas,  alho,  limão, sal,  pimenta,  azeite e  vinho branco. Deixe no tempero durante 2 horas. Tire da marinada, mas conserve-a. Esquente uma frigideira e sele o lombo de todos os lados. Coloque o lombo na assadeira, junte o molho dos temperos e a manteiga. Primeiro deixe o forno alto (250 graus) por 10 minutos e depois baixe para 200 graus e deixe por cerca de 35 minutos. 

Quando o lombo estiver corado, retire-o para a tábua de carne e deixe-o descansar um pouco. Retire o excesso de gordura do molho, despejando-o numa tigela. Acrescente ½ xícara (chá) de água, deixe ferver e, se quiser, sirva na molheira.  Corte-o em fatias e arrume-o na travessa com a romã salpicada por cima. Rendimento: 5 porções.

Bolo de nozes
Bolo de nozes - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Bolo de nozes - ingredientes:

  • 8 ovos (clara e gema separadas);
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara de nozes moídas;
  • 6 colheres (sopa) de farinha de rosca;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 2 colheres (sopa) de licor de cacau;
  • Margarina e farinha de rosca para untar uma forma redonda com 23cm de diâmetro e que seja alta.
  • Recheio e cobertura: 1 litro de creme de leite fresco;  2 colheres (sopa) de açúcar e algumas nozes para enfeitar.

Modo de preparo: na batedeira, em velocidade alta, bata as claras com 1/2 xícara de açúcar. Reserve. Bata as gemas com o restante de açúcar até formar um creme bem claro. Desligue e misture,  com uma espátula, as nozes moídas, a farinha de rosca e o fermento. Por último, junte, delicadamente, as claras. Unte a forma com margarina e polvilhe farinha de rosca. Coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 45 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo. Recheio: na batedeira, bata o creme de leite gelado com açúcar até ficar em ponto de chantili. Comece em velocidade baixa para não espirrar.
Montagem: tire o bolo do forno e deixe amornar. Desenforme e corte em dois discos. Coloque chantili sobre um disco de massa, cubra com o outro e enfeite com um pouco de chantili e nozes. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro. Rendimento: 10 pedaços.

Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 162/Dezembro 2015; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!