Simbolismo abarca boa parte dos alimentos e, na entrada de um novo ano, pode representar fartura e prosperidade; veja detalhes e receitas
Muitas pessoas colocam em prática um ritual para atrair sorte e fartura a cada ano que se inicia. A cor da roupa, um amuleto, pular ondinhas... Muitos desses hábitos relacionam-se a alimentos. O próprio termo Réveillon deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar. É o fechamento de um ciclo.
Segundo a gastrônoma Fátima Duarte, "as comidas carregam a simbologia da fartura”. Os grãos, por exemplo, remetem à multiplicação. Arroz, lentilha, feijão, milho simbolizam a fertilidade. No Brasil, como temos influência árabe direta e indireta (por meio dos portugueses), a lentilha é o ingrediente mais usado para este propósito. Unida ao arroz, que simboliza a fartura, a lentilha fica perfeita.
O peixe também é um clássico na ceia de Ano-Novo. Em diversas culturas, ele faz alusão à partilha e purificação por causa do seu habitat, a água. Eles são férteis e quase nunca andam sozinhos. O bacalhau, em razão da herança lusa, é o peixe mais consumido nesta época. Mas, nos últimos anos, o salmão ganhou espaço nas ceias de Réveillon.
Arroz com lentilhas e cebolas fritas - ingredientes:
Modo de preparo: num escorredor ou numa peneira, coloque as lentilhas e lave sob água corrente. Numa panela, cubra as lentilhas com bastante água, acrescente sal a gosto e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra a água e transfira as lentilhas para uma tigela. Reserve. Numa panela média, acrescente o óleo e leve ao fogo baixo. Quando esquentar, adicione a cebola, a pimenta-síria e tempere com sal.
Refogue por cerca de 2 minutos ou até que a cebola fique transparente. Coloque o arroz e refogue por mais 1 minuto. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture por 1 minuto. Coloque 4 xícaras de água fervente e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos ou até secar. Para verificar se ainda há água no fundo da panela, fure o arroz com um garfo. Quando a água começar a secar, prove o arroz para ver se já está cozido. Caso contrário, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente. Retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Rendimento: 5 porções.
Cebola: tempere um pouco de farinha de trigo com sal e pimenta branca moída. Passe as fatias finas de cebola nessa mistura e bata para tirar o excesso de farinha. Esquente o óleo e coloque as cebolas e frite até dourar. Escorra o óleo em uma grade ou papel absorvente. Sirva sobre o arroz.
Lombo com romãs - ingredientes:
Modo de preparo: tempere o lombo com as cebolas, alho, limão, sal, pimenta, azeite e vinho branco. Deixe no tempero durante 2 horas. Tire da marinada, mas conserve-a. Esquente uma frigideira e sele o lombo de todos os lados. Coloque o lombo na assadeira, junte o molho dos temperos e a manteiga. Primeiro deixe o forno alto (250 graus) por 10 minutos e depois baixe para 200 graus e deixe por cerca de 35 minutos.
Quando o lombo estiver corado, retire-o para a tábua de carne e deixe-o descansar um pouco. Retire o excesso de gordura do molho, despejando-o numa tigela. Acrescente ½ xícara (chá) de água, deixe ferver e, se quiser, sirva na molheira. Corte-o em fatias e arrume-o na travessa com a romã salpicada por cima. Rendimento: 5 porções.
Bolo de nozes - ingredientes:
Modo de preparo: na batedeira, em velocidade alta, bata as claras com 1/2 xícara de açúcar. Reserve. Bata as gemas com o restante de açúcar até formar um creme bem claro. Desligue e misture, com uma espátula, as nozes moídas, a farinha de rosca e o fermento. Por último, junte, delicadamente, as claras. Unte a forma com margarina e polvilhe farinha de rosca. Coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 45 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo. Recheio: na batedeira, bata o creme de leite gelado com açúcar até ficar em ponto de chantili. Comece em velocidade baixa para não espirrar.
Montagem: tire o bolo do forno e deixe amornar. Desenforme e corte em dois discos. Coloque chantili sobre um disco de massa, cubra com o outro e enfeite com um pouco de chantili e nozes. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro. Rendimento: 10 pedaços.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 162/Dezembro 2015; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.