Camarões são boas fontes de proteínas e vitaminas do complexo B, entretanto deve ser consumido com moderação, pois tem altos teores de colesterol
No Brasil, nas regiões Norte e Nordeste, o camarão é muito consumido tanto seco quanto fresco por toda a região. Segundo a nutricionista Tatiana Branco, camarões são boa fonte de proteínas e ainda contêm cálcio, ferro, iodo, zinco e vitaminas do complexo B. No entanto, apresenta altos teores de colesterol, além de ocasionar alergias a muitas pessoas, principalmente adultos. "É possível consumi-los com moderação, dentro de uma dieta equilibrada".
Tatiana lembra que os crustáceos também contêm purina, compostos que são transformados em ácido úrico no organismo. Por esse motivo, seu consumo costuma ser desaconselhado para pessoas que sofrem de gota — uma doença causada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, que pode ser acompanhada de cálculos renais.
O camarão fresco tem melhor preço no meio do ano. Durante o verão, é mais fácil adquirir o produto congelado, pois sua pesca é proibida pelo período de defeso. Ao comprar camarões, observe se têm corpo firme e aderente à carapaça. Esta deve ser livre de manchas negras e de manchas amarelas, pois indicam início de decomposição. A cabeça deve estar bem aderida ao corpo. O cheiro deve ser suave.
O camarão tem a justa fama de lixeiro do mar. O crustáceo se alimenta de restos orgânicos, como vegetais e animais mortos, além de larvas e peixes. No entanto, não se preocupe: o consumo é seguro se o animal for limpo corretamente. É preciso tirar o intestino no momento de limpar. Ele fica na parte superior e acompanha todo o corpo do camarão.
Para facilitar a limpeza do camarão, coloque em uma mistura de água, vinagre e limão; amolece a casca e facilita a retirada das vísceras. Comece separando a cabeça do corpo e, em seguida, corte a casca ao longo da barriga, retirando casca e pernas. Segure a cauda e puxe a carne com cuidado para não quebrá-la. Então, retire as vísceras com a ajuda da ponta de uma faca.
Algumas preparações dispensam a retirada da casca. É o caso dos pequenos camarões servidos fritos e regados com limão, dos quais é preciso retirar somente as vísceras.
Moqueca de camarão - ingredientes:
Modo de preparo: Refogue a cebola branca e o alho. Acrescente os camarões até corar. Adicione os pimentões, a cebola roxa, o leite de coco, o coentro e o caldo. Deixe ferver e reduzir um pouco. Adicione o azeite de dendê e o creme de leite. Corrija o sal e acrescente a pimenta. Sugestão de acompanhamento: arroz branco. Rendimento: 4 porções.
Empadão de camarão com catupiry - ingredientes:
Massa:
Recheio:
Modo de preparo: Para o recheio, refogue a cebola picada e o alho em três colheres de sopa de azeite. Coloque o camarão temperado com um pouco de sal. Refogue por três minutos ou até estar rosa. Escorra a água formada e reserve. Misture a azeitona e a salsinha no camarão. Junte o amido ao caldo reservado do camarão e misture ao camarão. Mexa em fogo baixo até engrossar. Desligue e espere esfriar.
Para a massa, misture a farinha com a manteiga gelada picada em cubinhos até que vire uma farofa. Coloque o creme de leite, o sal e vá adicionando água gelada até virar uma bola homogênea de massa. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora dentro de um saco plástico ou embrulhado em papel filme.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre uma forma untada de 27cm de diâmetro ou duas menores com fundo falso. Coloque o recheio de camarão, cubra com catupiry e com outro disco de massa. Feche bem as bordas, pincele gema de ovo e leve ao forno moderado (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar. Rendimento: 10 porções.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 133/Julho 2013; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.