CHURRASCO E CONVERSA

Confira 5 receitas para um churrasco perfeito que agrada até aos vegetarianos

Além das receitas, veja dicas de compra, preparo e outros segredos; mas, atenção, exagerar no consumo de churrasco não é recomendável

Fernanda Lopes
Publicado em 30/11/2024, às 13h00

FacebookTwitterWhatsApp
Importante estar atento ao peso da picanha; a verdadeira tem no máximo de 1kg a 1,1kg - Produção e fotos: Fernanda Lopes
Importante estar atento ao peso da picanha; a verdadeira tem no máximo de 1kg a 1,1kg - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Uma coisa é certa, poucos resistem a um churrasco. A grelha quente e a brasa deixam um sabor defumado nos alimentos. Com acompanhamentos e uma boa conversa, é um convite irresistível para o final de semana. Melhor ainda quando ninguém fica de fora da festa, inclusive os vegetarianos, que podem se deliciar com legumes e frutas, deliciosos quando grelhados. A dica é escolher os mais firmes para que resistam ao calor e manuseio.

Uma boa dica é cortar os legumes e frutas em fatias grossas ou colocar cubos grandes no espeto. Deixe a 40cm da brasa até ficarem macios. Tempere com sal, ervas e azeite. Os melhores legumes para grelhar são abobrinha, berinjela, milho verde (espiga), pimentão, aspargos e abóbora. Os legumes mais firmes precisam ser embrulhados em papel-alumínio, que deve ser retirado nos últimos cinco minutos.

Para os carnívoros, é preciso cuidado na hora de comprar e transportar a carne. Bernardo Tomaz Farias, proprietário da Cruzeiro Carnes, ensina que o primeiro passo para evitar problemas é observar a limpeza. “Veja, principalmente, se o local apresenta condições adequadas para a conservação dos alimentos oferecidos”. O ideal, explica o empresário, é que a carne esteja refrigerada entre 6ºC e 10ºC. “A carne precisa estar com a coloração avermelhada viva, brilhante e com boa consistência.”

Após a compra, é preciso ir direto para casa. Não deixe a carne fora da geladeira por mais de 30 minutos. Quem mora longe do açougue ou vai levar a carne para a casa de algum amigo que mora distante, deve ter o cuidado de transportar a carne numa bolsa térmica ou isopor com um pouco de gelo. Temperada, a carne só pode ficar 20 minutos fora da geladeira. Depois desse tempo, ela precisa voltar para a refrigeração.

Outra dica é não exagerar no consumo. Comer churrasco em excesso pode comprometer o bom funcionamento do organismo. “A carne é uma proteína, e ela demora um pouco para ser digerida. Por isso, é importante ter um cardápio equilibrado, com bastante líquido, frutas e legumes. Não é aconselhável comer apenas carne”, diz a doutora em nutrição Nathália Guedes.

Segredos do churrasco

  • Guarde a cinza de carvão do churrasco anterior e coloque sobre a brasa. Isso evita que subam labaredas quando pingar gordura da grelha.
  • Acenda a churrasqueira com um pão velho embebido em álcool ou álcool gel e nunca deixe a garrafa de álcool perto da churrasqueira.
  • Para saber a temperatura certa do braseiro, coloque a mão a uma distância de uns 15cm da brasa e conte até cinco. Esse deve ser o ponto suportável do calor. Se você aguentar menos, é porque está muito quente e se conseguir contar até mais, está fria.
  • Vá adicionando o carvão aos poucos e deixe-o ao lado da churrasqueira para que não fique úmido.
  • Para saber o ponto da carne, use suas mãos: una o polegar com o dedo indicador e toque na parte mais gordinha da palma da mão. Assim é a textura de mal passada; junte o dedo médio com o polegar e terá mal passada para ao ponto. Junte o anelar e terá ao ponto; junte o mindinho e terá bem passada.
  • Escolha sempre carnes com selo do SIF - Serviço de Inspeção Federal, para garantir sua qualidade. Também vá a açougues de confiança.
  • Tempere as carnes somente com sal. Para postas ou filés, coloque um pouco de sal grosso triturado em um prato. Coloque os bifes e salpique mais um pouco de sal. Deixe pegando gosto por 5 minutos em temperatura ambiente, próximo da churrasqueira. Retire o excesso de sal e depois leve à grelha quente.

Fonte: Livro Carnes e Churrascos (Marcos Bassi, Editora Senac).

Receitas

Posta de picanha
Posta de picanha - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Posta de picanha - ingredientes:

  • Postas de picanha com 5cm de espessura;
  • sal grosso triturado.

Modo de preparo: Salgue a carne em um prato, polvilhando de maneira uniforme com sal grosso triturado por 5 minutos (não salgue a carne muito tempo antes). É necessário que a brasa esteja em 400 graus. Posicione as postas na grelha com 15cm de distância da brasa. Deixe 8 minutos de cada lado para obter sua posta de picanha ao ponto para mal passado. Se quiser mais bem passada, deixe mais tempo. Fatie e sirva.

*Dica: a verdadeira picanha tem no máximo 1kg a 1,1kg. O peso maior que este significa que a picanha está com um pedaço do coxão duro. Esta informação vale para o rebanho nacional, já que a maioria do gado pesa em torno de 16 arrobas.

Palmito pupunha assado
Palmito pupunha assado - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Palmito pupunha - ingredientes:

  • 1 palmito pupunha inteiro na casca;
  • Azeite;
  • Salsinha picada.

Modo de preparo: embrulhe o palmito inteiro (ainda na casca) com papel alumínio. Coloque o palmito entre 40cm e 60cm de altura da brasa, que não pode estar com labareda. Aguarde mais ou menos duas horas; quando perceber que a parte maior do palmito está macia, retire o papel alumínio e abaixe o palmito para 15cm de altura da brasa por mais 15 minutos. Corte o palmito ao meio;  retire o recheio cuidadosamente com a ponta da faca e tempere com sal grosso triturado, azeite, pimenta e salsinha picada a gosto.

*Dica: não coloque muito sal. O palmito tem um delicioso sabor adocicado.

Farofa especial
Farofa especial - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Farofa especial - ingredientes:

  • 300g de farinha de mandioca;
  • 3 ovos cozidos e picados em cubinhos;
  • 200g de bacon em cubinhos já fritos;
  • 1 linguiça de 50g defumada, sem pele, cortada em cubinhos e assada;
  • salsinha a gosto;
  • 1 cebola picadinha;
  • 2 dentes de alho picados.

Modo de preparo: frite o bacon e reserve a gordura. Em outra frigideira dê uma tostada na farinha de mandioca. Frite a cebola e o alho na gordura do bacon. Misture a farinha, os ovos picados, a linguiça assada em cubinhos e a salsinha na frigideira da gordura do bacon com a cebola e o alho frito. Misture tudo e coloque sal a gosto. Rendimento: 4 porções.

++ O ritual do churrasco: receitas para uma churrascada perfeita

Milho grelhado na manteiga
Milho grelhado na manteiga e azeite - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Milho com manteiga e azeite - ingredientes:

  • 1/2 xícara de azeite;
  • 1 colher (sopa) de orégano;
  • 100g de manteiga;
  • 1 colher de chá de sal e pimenta-do-reino moída a gosto;
  • 6 espigas de milho pequenas.

Modo de Preparo: aqueça a grelha. Para o molho, misture tudo e besunte as espigas. Embrulhe em papel alumínio e leve à grelha por 10 minutos. Depois, retire o papel e deixe na grelha por mais 5 a 10 minutos para dourar.

*Dica: se quiser, espete as espigas em palitos grandes.

Abacaxi grelhado com calda
Abacaxi grelhado com calda - Produção e fotos: Fernanda Lopes

Abacaxi grelhado com calda - ingredientes:

  • 1 abacaxi tipo pérola sem casca, cortado em rodelas de 2cm de espessura.
  • Calda: 1 e 1/2 xícara (chá) de água; 1 xícara de açúcar, 1 pau de canela; folhas de hortelã.

Modo de preparo: para a calda, leve ao fogo a água, o açúcar e a canela. Deixe até ferver. Esquente a grelha e coloque as fatias de abacaxi. Vá pincelando a calda. Quando grelhar, enfeite com hortelã e sirva.

*Dica: você pode servir esta receita com as suas frutas preferidas e com calda de chocolate.

Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 135/Setembro 2013; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!